Sensodyne

A sensibilidade dentária está mais presente na clínica diária.

É verdade, cada vez há um número maior de pacientes com queixa de dor dentária por conta da sensibilidade dentária.
As principais causas da sensibilidade são:

1.> Dieta rica em alimentos e líquidos com pH ácido. Frutas, refrigerantes, isotônicos, bebidas alcoólicas, alguns alimentos com temperos ou condimentos ácidos. Não confundir algo doce ou mesmo no ponto certo do sal, não tendo um pH ácido;

2.> Higiene bucal inadequada. A placa bacteriana tem poder de causar erosão dentária justamente na área cervical do dente. Área esta que tem a menor espessura de esmalte na coroa do dente e está mais próxima do tecido dentinário que age como condutor dos estímulos externos para a polpa;

3.> Escovas duras e pastas de dentes abrasivas. Muito cuidado, as oportunidades são inúmeras hoje em dia, e mesmo com selos de garantia de entidades odontológicas, nem todas as escovas e pastas servem para todos os pacientes. Cabe ao seu dentista esta indicação e informação;

4.> Dentes quebrados e fissurados. Com certeza se você colocar seus dentes sobre uma forte fonte de luz perceberá linhas de trinta na face externa dos dentes. Com o tempo, o esmalte dentário vai sofrendo com o que comemos e bebemos. Estas fissuras podem em alguns casos aumentar a penetração de tudo aquilo que ingerimos e aumentar a chance de termos sensibilidade dentária.

5.> Bruxismo. Como no parágrafo anterior, o bruxismo também pode causar trincas e fissuras nos dentes. Pode até mesmo causar fratura do dente. A pressão do ato de ranger ou mesmo apertar os dentes desorganiza as fibras do ligamento periodontal, local onde o dente se sustenta em contato com o osso. Há também uma pressão maior sobre os túbulos dentinários que mantém nosso dente vivo, podendo causar dor por pressão interna sobre a polpa.

6.> Troca de restaurações e clareamentos dentários. A maioria dos materiais empregados na atualidade requerem cimentação adesiva. Há necessidade de empregarmos algumas substâncias necessárias para um correta colagem da resina ou da cerâmica que podem gerar sensibilidade temporária. Quanto aos agentes clareadores, os produtos estão cada vez mais voltados a segurança do controle da sensibilidade, mas se você já tem sensibilidade e pretende clarear os dentes, é necessário um tratamento coadjuntante ou preliminar ao uso de clareadores caseiros ou no próprio consultório.

Os sintomas da sensibilidade dentária são muito parecidos, bem como o plano de tratamentos. Cabe ao profissional padronizar uma conduta de tratamento atrelada aos agentes causadores da sensibilidade.

Compartilhar:

Escovas de dente para pacientes com sensibilidade dentária.

Estamos vendo, todos os meses, surgirem novos produtos destinados à higiene bucal.

A ênfase tem se centrado na escolha de pastas, líquidos para bochechar e algumas escovas com designs inovadores.

Porém, notamos que a informação sobre o uso correto do fio e da escova dental tem sido esquecida nos comerciais e propagandas, e o que pode parecer apenas um detalhe, é fundamental para uma correta higiene bucal.

A gama de produtos para dentes sensíveis vem aumentando, e ainda nessa mesma linha de produtos, lançaram duas escovas para quem tem sensibilidade dentinária.

Como opinião pessoal, vejo estas duas escovas com um propósito diferente. O fato de terem, cerdas extras macias e cabeças pequenas e flexíveis, suas indicações são para atenuarem, prevenirem as retrações gengivais.

Existem no mercado muitas escovas de dente, que parecem objetos de limpeza, de qualquer outra coisa que não sejam dente. Uma escova de dente ideal deve ter cabeça pequena, três fileiras de cerda macias com pontas arredondadas e cabo pequeno.

Mas não é isso que temos visto no mercado, as escovas estão com muitas novidades de design, e somente com o tempo, é que veremos os benefícios ou malefícios de tantas variações.

Este dois modelos que comento são:

1.> Colgate 360 sensitive pró alívio; veja em : http://www.colgateprofissional.com.br/produtos/Escova-Dental-Colgate-360-Sensitive-Pro-Alivio/detalhes

2.> Sensodyne esmalte care; veja em : http://www.sensodyne.com.br/products.aspx

São duas belas escovas; como preferência pessoal, gosto mais da Sensodyne, a qual possui cerdas mais macias e cabeça bem flexível. Este benefício acaba compensando um excesso de força que o usuário possa fazer.

O objetivo desses dois lançamentos é diminuir o incômodo da sensibilidade dentinária na escovação, mas como disse anteriormente, para mim o maior benefício é o de prevenir o desgaste da região cervical, (colo) dos dentes.

Compartilhar: