Cientistas descobrem células reparadoras dos ossos da face e do crânio.

A equipe de cientistas da University of Rochester Medical Center, nos Estados Unidos, conseguiu, pela primeira vez, identificar e isolar uma população de células-tronco capaz de atuar na formação craniana e na reparação óssea craniofacial em camundongos. Esse é um importante passo para o uso de células-tronco na reconstrução da face e da cabeça no futuro, de acordo com o artigo recém-publicado na revista científica Nature Communications.

Um dos autores da pesquisa, Wei Hsu é professor do departamento de Biomedical Genetics da Eastman Institute for Oral Health, na University of Rochester Medical Center. De acordo com ele, o objetivo é entender melhor e encontrar a terapia com células-tronco para uma condição conhecida como craniossinostose, uma deformidade craniana em crianças, que muitas vezes leva a atrasos no desenvolvimento e causa risco à vida devido à pressão elevada no cérebro.

Hsu acredita que os achados contribuirão para um campo emergente, envolvendo a engenharia de tecidos, que usa as células-tronco e outros materiais para desenvolver mecanismos que substituem ossos craniofaciais danificados em humanos devido a doenças congênitas, trauma ou câncer.

Durante anos, ele e o autor principal da pesquisa Takamitsu Maruyama, concentraram-se na função do gene Axin2 e na mutação que causa craniossinostose em camundongos. Por causa de um padrão de expressão único deste gene no crânio, os pesquisadores, em seguida, começaram a investigar a atividade das células que expressam o Axin2 e o papel que elas desempenham na formação, reparação e regeneração óssea. As últimas evidências mostram que as células-tronco centrais que formam o crânio estão contidas dentro de populações de células Axin2, o que compreende cerca de 1%. E os testes de laboratório utilizados para descobrir as células-tronco do osso podem também ser úteis para encontrar doenças ósseas causadas por anormalidades de células estaminais.

A equipe ainda confirmou que esta população de células-tronco é única para os ossos da cabeça, e que células-tronco isoladas e distintas são responsáveis pela formação de ossos longos nas pernas e outras partes do corpo, por exemplo.

Fonte: Science Daily.

Leia o artigo na íntegra: https://www.sciencedaily.com/releases/2016/02/160201084400.htm#.VsN3xOhYSro.email .