Clássico do AC/DC ajuda no tratamento contra o câncer.

Segundo estudo realizado por cientistas da Universidade do Sul da Austrália, a música “Thunderstruck”, do álbum “The Razors Edge” (1990), pode auxiliar os pacientes durante a quimioterapia.

Parece loucura, mas os cientistas garantem as vibrações causadas pelo clássico rock n’ roll auxiliam o medicamento. O professor responsável pela pesquisa, Nico Voelcker, afirmou que “Thunderstuck” foi escolhida por sua frequência sonora e batida.

“As micropartículas são porosas, basicamente, eles são como uma esponja. Você pode preenchê-las com uma droga, mas é claro que você quer evitar que a droga escape, e é por isso que criamos o revestimento. Normalmente, temos que acender um plasma na superfície. O problema com isto é que o revestimento é formado apenas de um lado da partícula, o lado que é exposto. Mas o lado da partícula na superfície, do outro lado, não vai ficar revestido”, afirmou Voelcker em entrevista ao jornal australiano “The Lead”.

“É aí que surgiu com a ideia de usar um alto-falante que tocaria no sistema. Ligaríamos o alto-falante com uma música que vibre, fazendo as partículas saltarem para cima e para baixo. As frequências caóticas [da canção] funcionaram bem e deram às partículas um revestimento mais homogêneo.”

Até o momento, a “técnica do AC/DC” foi testada em apenas um medicamento, mas a pesquisa revela que o processo pode desenvolvido também em outras áreas, onde o uso da droga é a parte central do tratamento.

Fonte: http://pubs.acs.org/ .

Leia o artigo na íntegra: http://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/acsami.5b12433 .

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *