Protetor bucal no esporte I.

Cada vez mais a tecnologia invade, inova e cria melhores condições para atletas e esportistas, os quais se beneficiam com os novos avanços, que se traduzem em melhor desempenho e maior qualidade, na prática dos mais variados esportes.

Sabe-se que a busca pela melhor qualidade de vida passa também pela melhor e mais eficaz maneira de nos exercitarmos. Não estamos falando apenas de superarmos a nós mesmos, mas de nos preservarmos em termos de saúde esportista.

Como a faixa etária de pessoas que fazem esporte, também aumentou com o avanço da expectativa de vida, as empresas empenham-se em criar novas tecnologias, para uso em atletas e esportistas, buscando a preservação do corpo num todo.

Há pessoas com mais de 40 anos fazendo esportes como jovens de 20 anos. Para isso é preciso toda uma preparação física, psíquica, nutricional, educacional, com melhor qualidade também, dos equipamentos envolvidos.

Neste post, comento o surgimento de um aparelho bucal, como se fosse uma placa de bruxismo, inclusive na semelhança e forma dos protetores bucais.

Foi elaborado para esportes de impacto, como o boxe, estendendo-se a praticamente todos os esportes. Promete aumentar a desempenho do esportista, alem do benefício de proteção.

Um dos mais usados chama-se ARMOURBITE. Segundo o fabricante, quando o esportista treina, a reação natural é a de cerrar os dentes, com o fechamento da boca.

Dessa forma provoca a compressão da articulação tempero mandibular (ATM), liberando hormônios ligados ao stress e fadiga, como o cortisol, com maior dificuldade em respirar e sobrecarga em todo o sistema bucal, que se estende até os músculos da cabeça.

Com o uso do ARMOURBITE, no momento que for cerrado os dentes, a placa empurraria a mandíbula para frente aliviando a pressão na ATM, não só pelo melhor posicionamento dela, mas também pela diminuição das forças de impacto.

Há também um aumento da entrada do fluxo de ar. A placa além de fazer um obstáculo, pois há uma abertura anterior que facilita a passagem de ar, e conseqüentemente, provoca um aumento de força no esportista. Em média 17% a mais, segundo o fabricante.

Em situações de impacto a energia produzida na cabeça frente ao trauma é diminuído em ate 20 % com o uso deste aparelho.

Com esse aparelho, a resistência e capacidade de respirar melhoram, produzindo menor quantidade de acido láctico, em media 25 % a menos.
Esses benefícios permitem uma melhor atenção e melhora na resposta a estímulos visuais, auditivos e sensitivos na prática esportiva.

Até este momento, esse aparelho encontra-se disponível nos Estados Unidos e Canadá, onde apenas dentistas credenciados juntos a esse sistema, podem confeccionar o aparelho.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *