Saúde bucal dos brasileiros I.

Pesquisa de mestrado, apresentada na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e realizada pela cirurgiã-dentista Marília Jesus Batista, chama a atenção para ações de prevenção da saúde bucal entre jovens e adultos para minimizar a situação de edêntulos brasileiros. Segundo levantamentos oficiais, até a adolescência as pessoas perdem ao longo dos anos, em média, apenas um dos dentes. Na fase adulta, entre 35 e 44 anos, o número salta para a média de 13 dentes extraídos e, no idoso acima de 64 anos, o número é ainda maior: em torno de 25 dentes.

 

Este panorama da saúde bucal no país conduz a um ponto de discussão que a cirurgiã-dentista quis entender melhor: o que ocorre neste intervalo entre a adolescência e fase adulta e idosa que leva a uma expressiva perda dentária na população brasileira? O dente é um órgão do corpo humano, explica Marília e, em geral, é formado para durar a vida toda. Ninguém corta ou extraí um órgão do corpo sem necessidade, mas com os dentes isso ocorre facilmente. “A mentalidade de que com o passar dos anos é natural extrair os dentes ainda é muito forte nas pessoas. Se a prevenção for eficaz, no entanto, o indivíduo poderá permanecer com a dentição boa até idades mais avançadas”, argumenta.

 

Os resultados da pesquisa confirmaram os dados nacionais: chegar à velhice significa maior número de dentes perdidos. Na faixa etária entre 60 e 64 anos, houve uma perda de 24,75 dentes e, os jovens pesquisados, entre 20 a 24 anos, perderam em média 1,30 dente. As maiores perdas, pelo estudo, foram encontradas nos primeiros molares inferiores e superiores – aqueles localizados no fundo da boca. Já os fatores de risco identificados foram a idade, a presença significativa de placa bacteriana – preditores da cárie e doença periodontal –, a baixa renda e a visita recente ao dentista. “Neste último caso, significa dizer que a procura ao profissional foi tardia, ou seja, quando as chances de realizar algum tratamento conservador para manter o dente já eram mínimas”, esclarece.

 

Leia o artigo na íntegra.

 

Fonte: Jornal Saúde.

 

http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_frame.asp?cod_noticia=3532

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *