A Saliva I.

Saliva Total é o nome dado a toda a saliva presente na cavidade bucal em mistura, que incluem as secreções das glândulas salivares, produtos metabólicos da flora bucal, bactérias, células epiteliais descamadas e fluídos salivares da região dos sulcos gengivais.

 

Toda esta condição salivar natural tem fundamental importância na saúde bucal, consequentemente para o bem estar do indivíduo. Cada vez mais as pessoas leigas e profissionais da área da saúde estão atentas às correlações do estado de saúde da boca com o resto do corpo. Nem poderia ser diferente!

 

A principal função da saliva é: umidificação e lubrificação da mucosa bucal e orofaríngea. Esta função é necessária para impedir o ressecamento dos tecidos moles e dos alimentos, facilitando a mastigação, ajudando na formação do bolo alimentar, facilitando uma eficaz deglutição. O paladar também fica melhorado na presença da saliva.

 

A ação tampão que a saliva proporciona é importante para a manutenção de um PH mais neutro. Ela neutraliza a acidez bucal. Daí a importância para proteção das cáries dentárias; quanto mais saliva, maior a capacidade tampão que ela pode exercer.

 

A saliva contém imunoglobulina secretória A (IgA), cuja função é de proteger o organismo contra os vírus que invadem os tratos respiratório e digestivo.

 

Há também o efeito bactericida ou bacteriostático, pois controla através de enzimas, o crescimento de bactérias causadoras da cárie. Traz um fator de crescimento epidermal (EGF) que promove o crescimento de epitécios e acelera a erupção dos dentes; contribuindo também para melhorar a cicatrização de alguns ferimentos.

 

Estima-se que paciente com bom fluxo salivar tem 50% de chance de ter uma melhor cicatrização de ferimentos ou procedimentos bucais do que os com pouco fluxo ou fluxo alterado.

 

Na área da fonoaudiologia, a saliva exerce importante papel na articulação das palavras; tente falar com a boca seca, a dicção fica prejudicada.

 

Os pacientes que têm diminuição da saliva, tanto no seu volume quanto em seu fluxo, composição e viscosidade, devem procurar uma solução para este problema.

 

É necessário um diagnóstico da patologia ou estado clínico que esteja causando estas alterações do fluxo salivar, cabendo ao Cirurgião Dentista e ou Médico um trabalho em conjunto para plano de tratamento.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *