A Cárie Dentária I.

A cárie dentária é uma doença que pode sim ser transmissível e infecciosa.

Mas para isso é preciso entender alguns aspectos da doença.

Sua ação inicia-se quando os ácidos resultantes de atividade bacteriana “dissolvem” o esmalte e dentina dos dentes. A produção destes ácidos se dá por ação bacteriana e enzimática.

As bactérias organizam-se formando a placa bacteriana, podendo conter diferentes espécies bacterianas, capazes de causar cárie dentária e doença gengival. Estas são as duas moléstias bucais mais corriqueiras aos seres humanos.

Os ácidos bacterianos abrem brechas microscópicas no esmalte dentário, resultando numa abertura para dentro do dente onde, por ser um tecido mais “mole” e amplo, faz estragos irreparáveis na dentina. Com o agravamento da doença a chance de evoluir para um problema endodôntico (canal) é grande. Os problemas de endodontia podem ser inflamatórios ou infecciosos, tudo vai depender da forma da agressão e a resposta biológica de seu dente.

Em casos extremos podemos até perder o elemento dentário por vasta destruição do dente.

Como as bactérias habitam toda a boca, com um contato mais íntimo há migração de bactérias de uma pessoa à outra. Só que para termos o desenvolvimento da doença é preciso este tripé de condições: placa bacteriana com espécies cariogênicas, dieta inadequada e higiene bucal deficiente.

Sempre lembrando que o açucar é o grande vilão desta doença.

A melhor forma de prevenir-se contra a cárie dentária é:

1.>Evitar a ingestão de alimenos açucarados;


2.>Correta higiene bucal com o uso de fio ou fita dental, escovação com pasta dental contendo flúor e bochechos diários com algum adstringente bucal. Lembre-se que estes bochechos na maioria dos casos devem ser feito duas vezes ao dia e não substituem qualquer outra forma de limpar os dentes;


3.>Escovar a língua;


4.>Consultas rotineiras ao Cirurgião Dentista.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *