Prototipagem I.

Prototipagem é o processo de criar, até o momento, modelos tridimensionais na forma de cópias fiéis de imagens geradas por programa de computador, scanners 3D e tomógrafos. Esta técnica é utilizada em diferentes segmentos, criando uma nova realidade para os projetos e até mesmo na área da saúde.

 

Na área da saúde, as prototipagens são, na sua grande maioria, bio modelos confeccionados a partir de imagens de tomografia computadorizada. São réplicas anatômicas tridimensionais que podem reproduzir tanto a parte óssea, quanto de tecidos moles e sistema vascular. E há outras aplicações para o uso das prototipagens, é uma revolução na reprodução de imagens.

 

Com esta ferramenta de trabalho a Odontologia bem como a Medicina conseguiram reinventar as cirurgias através de um planejamento jamais visto. Hoje os profissionais sabem em quais campos anatômicos estarão trabalhando, só que preliminarmente a cirurgia, é fantástico. É um imenso passo em comparação as tradicionais radiografias e exames convencionais.

 
 
Com isso, os riscos de complicações diminuíram, os resultados estéticos e funcionais estão melhores e o custo das intervenções diminuiu com a melhoria dos resultados.
 
 
 
Em recente pesquisa da Unicamp, indicaram que 32% dos modelos estavam associados ao planejamento de implante dentário. O segundo maior grupo, com 18% dos casos, reuniu as neoplasias e displasias, com predominância das neoplasias de mandíbula. No terceiro grupo, representando 13% dos casos, estavam os pacientes com fraturas por trauma, relacionadas a acidentes de trânsito, trabalho e domésticos, e vítimas de violência. Outros grupos se seguiram: desarmonias faciais (9%), como assimetria facial e má oclusão; patologias de ATM (5%); causas congênitas (5%), como a fissura palatina; falhas ósseas cranianas (5%) provocadas principalmente por acidentes de trânsito; falhas ósseas faciais (4%); e outras causas (2%) como osteomielite e aneurisma cerebral.
 
 
 
Espera-se que com a diminuição do custo e a facilidade ao uso destes modelos, formemos novos padrões para os procedimentos cirúrgicos, tornando-se protocolo para estes casos.
 
 
 
Hoje existem pelo menos 10 empresas nacionais confeccionando bio modelos para prototipagem.

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *