Prevenção

Escovas de dente para pacientes com sensibilidade dentária III.

As escovas e produtos para sensibilidade dentinária tem-se apresentado de forma intensa na gama dos produtos odontológicos destinados à higiene bucal.

Segue abaixo em ordem alfabética, as escovas de uso comum mais macias do mercado:

– Bitufo – Class Soft;

– Colgate 360 Deep Clean – ultra compacta;

– Colgate 360 sensitive pró alívio;

– Colgate Slim Soft,

– Curaprox 5460 – Ultra Soft;

– Sensodyne esmalte care.

É importante salientar que a forma de se empunhar a escova dental e o fio dental pode variar individualmente conforme a solicitação manual de cada um. O  fundamental é limpar as áreas certas em relação ao produto indicado.

Não é recomendado o uso de pastas de dente abrasivas; estes produtos servem para remoção de manchas que com o uso contínuo podem causar maior desgaste da região cervical dos dentes e retração gengival. Todos estes sinais se presentes estão associados a técnica de escovação errada, escovas duras, pastas abrasivas e condição gengival é bucal de casa paciente.

Compartilhar:

A escovação noturna é mais eficiente para sua prevenção.

Existem evidências científicas demonstrando que quanto maior o número de escovações com creme dental fluoretado ao longo do dia, maior será o efeito anticárie. Entretanto, não há nenhum trabalho clínico avaliando o período em que a escovação é mais eficiente no combate à cárie. Agora, os pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp têm a resposta: a escovação noturna é a mais importante. “A pesquisa mostrou que a escovação noturna deve ser priorizada e não negligenciada como ocorre em alguns países, uma vez que parece ser a mais efetiva. Isso não significa que as pessoas deveriam escovar os dentes apenas uma vez por dia e à noite. Pelo contrário, uma maior frequência de escovação com dentifrício fluoretado resulta em maior efeito preventivo”, alerta a professora Livia Maria Andaló Tenuta.

Segundo Livia, os dados sugerem que essa diferença se deve, provavelmente, a uma retenção mais prolongada do flúor, que acontece quando a pessoa escova os dentes à noite. Há que se considerar que no período noturno há uma diminuição da produção de saliva e o flúor tem o efeito de remineralizar as perdas que aconteceram ao longo do dia. “Parece que esse efeito é mais importante do que aquele causado pelo dentifrício fluoretado quando usado no período da manhã, antes dos desafios cariogênicos que ocorrem durante o dia”, acredita.

Fonte: Jornal da Unicamp.

Leia o artigo na íntegra: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2011/ju502_pag8a.php# .

E não se esqueça: http://www.edutavares.com.br/2011/05/quando-devo-trocar-a-escova-de-dente/.

Compartilhar:

10 passos para evitar o câncer.

O Icesp elaborou algumas dicas importantes que podem auxiliar a prevenir o surgimento da doença (veja abaixo).

Atitudes simples de serem incorporadas ao dia-a-dia são fundamentais para prevenir o câncer, que atualmente é a segunda maior causa de morte entre a população.

O primeiro, e uma das principais recomendações, é não fumar. O tabagismo é responsável por 30% das mortes de pacientes oncológicos e um ponto desencadeante de diversas outras doenças. Outro fator importante é não consumir bebidas alcoólicas em excesso, pois o álcool potencializa significativamente os efeitos do tabaco.

“Evitar o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas já vai ajudar, e muito, na manutenção da saúde das pessoas, já que ambos estão associados ao aparecimento de inúmeros tipos de tumores”, diz Gilberto de Castro Jr., oncologista do Icesp.

Confira os 10 principais passos para prevenir o câncer:

1. Não fume. Mesmo uma pequena quantidade de tabaco pode fazer um grande estrago.

2. Não abuse de bebidas alcoólicas, principalmente se estiver violando a regra número um.

3. Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha. O contato com alguns vírus transmitidos sexualmente, como o papiloma vírus humano (HPV), pode desencadear alguns tipos de câncer.

4. O sexo seguro é caminho, ainda, para evitar os vírus da hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado.

5. Evite o consumo excessivo de açúcares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas.

6. Na mesma linha da dieta saudável, vale reforçar a importância de evitar o consumo de alimentos com muito sódio e conservantes, como é o caso dos enlatados, embutidos e fast foods em geral.

7. Cuidado com o sol. Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h. Na praia ou na piscina, lance mão, também, de barreiras físicas, como chapéu, camiseta e guarda-sol.

8. Pratique atividades físicas todos os dias. Recomendação de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos.

9. Mantenha-se atento à sua saúde. Procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo.

10. Faça um check-up anual e realize todos os exames de diagnóstico precoce (screening) indicados pelo seu médico. Esta também é uma atitude fundamental.

Fonte: ICESP .

Leia o artigo na íntegra: http://www.icesp.org.br/Sala-de-Imprensa/Noticias/1003/Icesp-indica-10-passos-para-evitar-o-cancer .

Compartilhar:

Plax Magic.

Plax Magic é o mais novo produto da Colgate que vem incrementar a linha Kids de enxaguantes bucais.

A diferença é que este produto destina-se ao uso antes da escovação. Você deve bochechá-lo por 1 minuto antes da escovação e do uso do fio dental. Seu efeito será de “marcar” com a coloração em azul, todas as áreas dos dentes que tiverem a presença da placa bacteriana.

Com isso você terá melhores condições de fazer uma correta higiene bucal com as crianças.

Compartilhar:

Agente CoolBlue.

AGENTE COOLBLUE é o mais novo produto da Johnson&Johnson que vem incrementar a linha Listerine de enxaguantes bucais.

A diferença é que este produto destina-se ao uso antes da escovação. Você deve bochechá-lo por 30 segundos antes da escovação e do uso do fio dental. Seu efeito será de “marcar” com a coloração em azul, todas as áreas dos dentes que tiverem a presença da placa bacteriana.

Com isso você terá melhores condições de fazer uma correta higiene bucal.

Veja o vídeo abaixo:

Compartilhar:

Os Selantes.

Com a evolução dos materiais restauradores na odontologia, surgiram os selantes. Seu uso está ligado a idéia de prevenir-se o aparecimento de cárie nos dentes posteriores.

 

Trata-se de uma material resinoso que pode ter diferentes colorações, variando do incolor, os da cor dos dentes e até os coloridos.

 

O selante é indicado para ser usado na face oclusal, no sulco (fundo) dos dentes molares e pré-molares. Quando falamos em face oclusal, entendam que é a área do dente onde mastigamos. Por natureza esta área é cheia de sulcos, fissuras, ranhuras, reentrâncias na forma de desenhos, variando de pessoa para pessoa.

 

Alguns dentes possuem estes sulcos muito profundos, dificultando desta forma, uma limpeza correta. Há outros que são rasos, consequentemente a limpeza será mais fácil.

 

Este é um dos critérios para se decidir à necessidade do uso de selantes, nestes dentes. É mais comum fazermos estes procedimentos em crianças, mas também podem ser executados em adultos, principalmente em idosos.

 


Para um melhor entendimento, segue uma lista de implicações que servem para indicar-se o uso da técnica com selantes:

 

1.>Conformidade anatômica dos dentes, com sulcos (desenhos) mais fundos e mais detalhados;

 

2.>Baixa qualidade de higiene bucal, seja por dificuldade do uso da técnica ou mesmo por problemas motores;

 

3.>Alto consumo de alimentos cariogênicos, sempre lembrando que o açúcar é o grande vilão da cárie;

 

4.>Pouco quantidade de saliva; aqui entram as pessoas que fazem uso regular de medicamentos, principalmente os idosos;

 

O procedimento consiste em limpeza do elemento dentário, isolamento da saliva em contato com os dentes, e aplicação do selante sob fina camada. Esta camada dever ser muitas vezes inserida com instrumentos de ponta fina para "cravarem" no interior do sulco. Após o endurecimento do material, faz-se o controle da mordida, para verificar se o mesmo não está “alto".

 

Deve-se ter cuidado para não fazer selantes, sobre sulcos cariados ou já infectados por bactérias. Há muitos dentes, que nestas condições, acabam mascarando a cárie. Nestes casos, em algum momento o dente se manifestará, através de dor e grande destruição de tecido dentário em virtude de um selante mal indicado.

 

Os selantes também devem ser inspecionados periodicamente, para que se observe sua integridade, já que podem também como as restaurações sofrerem fraturas e infiltrações.

 

Outro dado importante é que, os selantes só ajudam a prevenir as cáries na face oclusal dos dentes posteriores, e devemos lembrar que principalmente em crianças, devido ao uso de mamadeiras, e com os idosos, por baixa quantidade de saliva, as cáries mais comuns são as de colo de dentes, localizadas na região cervical dos dentes. Esta região é a área do dente que está em contato com a gengiva.

 

Portanto tão ou mais importante que fazer o tratamento com selantes, é a qualidade da higienização que o paciente faz, bem como seus hábitos diários.

 

Costumo dizer que, nosso corpo um dia enviará a conta do mal uso que fazemos dele.

 

O importante é que ainda dê tempo para você fazer algo pela sua saúde.

 

Compartilhar:

Fruta amazônica na prevenção de cáries.

Vem de uma fruta original da Amazônia a nova promessa de um fármaco potente para combater as cáries – um dos mais sérios problemas de saúde bucal no Brasil. Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, e da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas descobriram que uma substância presente no bacupari tem alto poder de destruição da bactéria responsável pelas cáries – a Streptococcus mutans. Seu efeito seria semelhante ao da clorexidina, o mais potente antibiótico usado pelos dentistas.

 

O bacupari é o fruto da árvore Rheedia brasiliensis. Relatos anteriores davam conta de sua ação como cicatrizante e também como agente capaz de matar bactérias causadoras de distúrbios intestinais. No estudo para avaliar sua eficácia contra as cáries, os cientistas usaram extratos de cascas e sementes. O primeiro passo foi confirmar o efeito contra a Streptococcus mutans. Depois, eles partiram para a verificação do que seria mais potente: as cascas ou as sementes. Descobriram que os extratos das cascas manifestavam o mesmo poder, em concentração menor.

 

A terceira etapa foi a identificação do composto ativo. A equipe descobriu que a responsável pelo efeito é a substância 7-epiclusianona. E a boa notícia é que ela está presente em uma quantidade abundante na fruta, o que facilita sua retirada para avaliação. Além disso, segundo os cientistas, o composto é solúvel, incolor e parece não ter gosto ruim. "Nos estudos, também não apresentou toxicidade", informa Pedro Rosalen, orientador do trabalho, realizado por Ramiro Murata e Luciana Salles Branco.

 

Os cientistas pretendem prosseguir com os testes, e não apenas sobre a ação antimicrobiana do alimento. A fruta também continuará sendo pesquisada para a verificação de seu potencial anti-inflamatório e antitumoral. Alguns estudos anteriores apontaram ações do gênero. Em relação ao câncer, por exemplo, extratos da planta foram capazes de matar, em laboratório, células de melanoma (o mais agressivo tumor de pele), e de tumores de ovário, de pulmão e de mama.

 

Leia o artigo na íntegra.

 

Fonte: ISTOÉ independente.

 

http://www.istoe.com.br

Compartilhar: