A importância dos dentes de leite.

Procurando na internet artigos sobre a importância dos dentes de leite achei este post de um colega de profissão.

Os dentes decíduos ou de leite devem ser cuidados com a mesma atenção e carinho que são devidos aos dentes permanentes. Quem não cuida devidamente de seus dentes de leite, automaticamente não cuidará também de seus dentes permanentes. Os pais devem ser alertados nesse sentido.

Os dentes de leite são bem mais claros e menores que os dentes permanentes. É até benéfico eles estarem mais espaçados, pois quando virem os dentes permanentes eles chegarão na posição correta, sem apinhamento.

Em algumas crianças os dentes aparecem muito cedo, enquanto em outras demora tempo demais até erupcionarem. Os primeiros dentes de leite aparecem na arcada por volta dos 6 meses de vida, mas podem aparecer com 3 meses ou até 1 ano de idade, nem por isso é uma situação anormal. Em certo ponto é até vantajoso os dentes de leite demorarem um pouco a erupcionarem, pois enquanto estão dentro da gengiva não vão cariar. Fique de olho no que está acontecendo na boca de seu filho. Por volta dos dois anos e pouco ele deverá estar com 20 dentes na boca, 10 na arcada superior e 10 na inferior. Se a criança chegar à idade de 3 anos sem essa quantidade de dentes na boca,faltando ou sobrando, algo de anormal deve estar acontecendo. Consulte o Odontopediatra para esclarecê-lo.

Muitos pais ainda acreditam que não existe necessidade de cuidar dos dentes de leite, porque eles vão cair um dia. Os dentes decíduos são responsáveis pela manutenção de espaços adequados para os dentes permanentes irromperem; eles servem de guia para o posicionamento dos dentes permanentes.

Os dentes de leite bem tratados contribuem também para a aparência e para a auto-estima das crianças. Eles ajudam na digestão dos alimentos e estando bem cuidados contribuem para uma melhor saúde da criança. Dentes decíduos livres de cáries, sadios, criam um ambiente saudável para os dentes permanentes.

O molar dos 6 anos, que é o dente mais importante da arcada, será a chave para o posicionamento dos outros dentes permanentes. É importante, então, manter os dentes decíduos sadios e na posição normal, pois disso vai depender a correta posição deste dente tão importante para a arcada dentária.

Alguns pais, não cuidando dos dentes de leite de seu filho, pela continuação do processo, não cuidarão também desse precioso dente, que é o primeiro molar permanente. Aí então a situação realmente se complica, pois se a criança vir a perder esse dente, automaticamente a má oclusão estará instalada.

Dr. José Donizetti Vieira / Cirurgião – Dentista / CROMG: 9475 q Email: consultoriodrdonizetti@hotmail.com.

Fonte: http://www.portalarcos.com.br/noticia/4862/A-IMPORTANCIA-DOS-DENTES-DE-LEITE .

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *