Manutenção dos tratamentos odontológicos.

Alguns profissionais têm como conceito, explicar o passo a passo, de um tratamento odontológico. Eu particularmente costumo deixar o paciente bem à vontade para perguntar o que for necessário, assim como, deixar bastante elucidado o plano de tratamento.

Nos tratamentos onde reabilitamos o sorriso com próteses, facetas ou restaurações extensas, mudando enfaticamente o aspecto geral da boca, é importante falarmos das expectativas, dos materiais que serão utilizados, das características das próteses, assim como, quaisquer outras informações, que possam servir para o paciente se sentir informado e seguro.

Em minha opinião ele deve saber o que está “comprando”.

Há casos em que, um contrato de prestação de serviços, é a maneira mais profissional de ajustar o combinado. Ainda tem muitos profissionais que sentem vergonha de propor algo parecido a seus pacientes. Bobagem, praticamente tudo que compramos hoje em dia é regido por um formulário de regras cheias de direitos e deveres. Estas situações são normais e profissionais.

Escrevo este post, pois se torna cada vez mais comuns, pacientes com implantes dentários necessitarem de manutenção. Buscam outros profissionais para fazê-las, e não os que executaram inicialmente o tratamento. Os pacientes normalmente chegam ao consultório sem nenhuma informação do que fora feito em sua boca e cada dentista tem sua preferência de técnica e material a ser utilizado.

Na odontologia há um aspecto que me chama muito a atenção, é a chance de um mesmo paciente passar por diversos profissionais e obter diferentes tipos de propostas de tratamentos. As variações são inúmeras, baseadas na maioria das vezes, por preferências pessoais dos profissionais, e não necessariamente nas necessidades dos pacientes. Algumas vezes é assim que funciona. Eu mesmo tenho minhas preferências, como qualquer um.

Este post serve para informar e reafirmar, a confiança inicial que fora depositada no profissional que executou o tratamento.

Se possível, dê sempre preferência ao profissional que executou seu tratamento.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *