Materiais que se autoconsertam.

Já faz tempo que havia lido algo parecido com este post que achei em um site de tecnologia.  As considerações em relação ao futuro destes materias não tem limite.

Segundo o autor:

Pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, criaram um material que não apenas detecta danos que ocorrem em sua estrutura, mas que é capaz de curar-se desses “ferimentos”.

O objetivo da pesquisa é imitar a capacidade dos sistemas biológicos – como a pele e os ossos – de sentir a presença de danos, interromper sua progressão e se regenerar.

Chamado por seus criadores de “estrutura autônoma adaptativa”, o material usa polímeros com memória de forma no interior de uma rede de fibras ópticas.

As fibras ópticas cumprem o duplo papel de sensores para detectar os danos ocorridos e meios para levar “estímulos termais” para o interior do material – é o calor que produz uma resposta do compósito que imita o sistema de cicatrização dos sistemas biológicos.

Um laser infravermelho injeta luz através do sistema de fibras ópticas para aquecer o material no local onde foi detectada a fratura, estimulando os mecanismos de endurecimento e cura, que fazem com que os polímeros retornem ao seu formato original.

O efeito de memória de forma dos polímeros recupera 96 por cento da resistência original do objeto.

Fonte: Inovação Tecnológica.

Leia o artigo na íntegra.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=material-imita-cicatrizacao-biologica&id=010170101220

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *