Tratamento de Câncer I.

O Ministério da Saúde estabeleceu a obrigatoriedade de que, todo o hospital da rede publica que possuam atendimento na área da oncologia, passem a cumprir todas as etapas do tratamento em pacientes acometidos de câncer. Os procedimentos consistem desde o diagnóstico, tratamento cirúrgico, quimioterapia, radioterapia e outros. A determinação não faz referência aos tratamentos reparadores, necessários em muitos casos de câncer.

 

O objetivo desta medida é facilitar a vida dos pacientes, objetivam a unificação dos diversos profissionais envolvidos neste tipo de tratamento, concentrados em um mesmo local.

 

Sabe-se que para este tipo de doença quanto melhor e mais rápido for o atendimento melhor poderá ser a chance de cura do paciente.

 

Existem inúmeros fatores que variam entre os pacientes, os quais determinarão o sucesso dos tratamentos. O que ainda preocupa é que há deficiências, entre os mais diversos profissionais, que atendem a este tipo de moléstia.

 

Não há como fazer um único protocolo para todos os pacientes que procuram os serviços da área da saúde. Incomoda os processos mecanizados que encontramos em diversos estabelecimentos da saúde.

 

Certa vez, ao indagar a equipe médica que cuidava de um parente sobre os procedimentos, tive que ouvir de um profissional que todos os tratamentos eram feitos da mesma forma e se obtendo ou não os mesmo resultados era assim que tinha que ser. É claro que em situações de tensão devemos respirar fundo; respirei bem mais fundo que o normal e levei o profissional a uma breve reflexão: como tratar a todos da mesma forma se somos seres únicos. Cada um de nós reage de uma maneira, frente a uma injúria ou até mesmo a um momento de alegria.

 

São necessários protocolos básicos de conduta, mas a cada paciente deveríamos observar suas características, para traçarmos o melhor para aquele ser. Sabe o que falta? Falta tempo, vontade, inteligência, disposição, profissionalismo e outras coisas mais. Felizmente não são todos os lugares que agem desta forma, apenas alguns.

 

No campo do tratamento de câncer acontece à mesma coisa. Há muitos profissionais despreparados na conduta para com o paciente. Alguns setores da saúde se automatizaram demais, quase tudo é automático.

 

Falta a integração dos profissionais para o bem estar do paciente. Não vamos generalizar, mas quanto mais falarmos sobre conhecimento, sentimento de humanidade, e integração entre pessoas melhor pode ser o resultado final.

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *