Diferenças entre Próteses Parciais Removíveis.

Há algum tempo tem surgido na odontologia algumas modificações na forma de se fazer trabalhos com próteses parciais removíveis.

 

Em primeiro lugar vamos a uma breve classificação em relação às características particulares entre elas:

 

1-Prótese Parcial Removível com Grampos: são as próteses tradicionais com armação e grampos em aço, completadas com dentes e gengiva em acrílico, imitando a forma natural da boca. Elas podem ser uni ou bilaterais podendo ser: dento suportadas (apoiadas em dentes), dento e muco suportadas (apoiadas em dentes e mucosa ou gengiva) ou muco suportadas (apoiadas somente na mucosa ou gengiva).

 

Na fase de preparação bucal, o dentista deve fazer nichos, pequenos desgastes na face oclusal do dente (face onde você mastiga os alimentos) para acoplar, adaptar o apoio oclusal da prótese. Estes apoios servem para impedir que a prótese “crave” na gengiva durante o ato mastigatório ou até mesmo no fechamento da boca. Eles servem também para a prótese não ficar mais alta que os dentes remanescentes. Imagine você colocando a prótese com estes apoios oclusais, sem criar os nichos, provavelmente morderia a prótese, impedindo o fechamento correto da boca e causando diversos outros problemas atrelados a esse trauma.

 

Após a moldagem, o modelo é reproduzido em gesso, e é colocado num delineador para marcar-se o limite da área retentiva e não retentiva(expulsiva) do dente, estabelecendo o paralelismo para desenho dos grampos e armação da prótese.

 

Este trabalho é tido como ultrapassado, causador de sérias complicações para o paciente, mas o que ocorre é que os critérios para sua confecção devem ser rigorosos e muitas vezes são deixados de lado. É este tipo de reabilitação, em comparação a outros, com as mesmas características, é o que nos dá boa condição de preservar os dentes, longevidade, chance de manutenção e por vezes o que proporciona mais estética.

 

Todo o paciente que tem perda óssea grande, só consegue reabilitar a estética deste perda com enxertos ósseos e gengivais ou através de próteses que imitem a gengiva. E para isso, quem é da área odontológica sabe como é difícil encontrar um profissional em Prótese Dentária que faça este serviço. Para os amantes de uma odontologia escultural, irão lembrar de nomes como de Tomaz Gomes, idealizador da caracterização poli cromática em prótese total e removível.

 

Há muito preconceito em torno deste tipo de prótese, o qual tem suas limitações. É importante entender que este trabalho é móvel, se é móvel, se mexerá um pouco. A arte de se esculpir uma gengiva artificial bem adaptada, que não permita penetração de alimentos por baixo, é para poucos. Uma prótese removível bem feita, não fere gengiva.

 

Os cremes para fixação de dentaduras devem ser usados em alguns casos para melhor fixação da prótese na gengiva. Eles proporcionam além desta maior fixação, um selamento que "veda" a entrada de alimentos entre a prótese e a gengiva.

 

 

2-Prótese Parcial Removível sem Grampos com Attachments: Todas as características desta prótese são as mesmas mencionadas no item 1, com a diferença que, no lugar dos grampos temos os attachments, que são conexões usadas junto com coroas em metal ou porcelana, nos dentes de apoio, onde o encaixe pode ser rígido, semi rígido e flexível.

 

Lembrando que, este sistema somente só pode ser executado quando os dentes de apoio forem elementos de prótese fixa, unitários ou na forma de prótese fixa. Aqui também cabe uma citação da empresa CNG, que produz em larga escala diferentes e eficientes attachments.

 

 

 

 

3-Prótese Parcial Removível em Resina: popularmente chamada de perereca ou ainda de meia dentadura. Este trabalho protético não leva armação em aço, todo seu corpo é feito com a mesma resina das próteses totais (dentaduras). As caracterizações nos dentes e gengiva citadas acima também podem ser feitas.

 

Este trabalho tem indicação para uso provisório, pois com o tempo a prótese vai “amassando” os tecidos moles, podendo contribuir para outras doenças bucais. Há pessoas que acabam usando-a de forma definitiva, o que é um erro. 

 

 

 

4-Prótese Parcial Removível Flexível: esta é a mais nova modalidade de próteses móveis para odontologia. É uma material injetado termicamente (poliamida), que garante uma boa flexibilidade, ausência de grampos e conforto inicial maior. A sensação que se tem é que a peça “abraça” mais a mucosa e os dentes. É o trabalho que mais tem crescido, pelo fato de não ter nenhum metal, ser flexível o que teoricamente não permitirá que machuque o paciente. Os grampos não existem, são confeccionados com o mesmo material do corpo da prótese.

 

Ocorre que, as caracterizações são limitadas e com o tempo o material vai ficando ”encardido”, os consertos são limitados, e não há como reembasar de forma que a prótese se pareça como nova. Acaba ficando com aspecto de "remendo". Os apoios são frágeis, o que invariavelmente acabam proporcionando o “amassamento” da mucosa.

 

Particularmente, como opinião pessoal, este tipo de trabalho deveria ser encarado como provisório, por um período curto até se chegar ao tratamento final com outro tipo de reabilitação protética.


 

 

 

5-Prótese Parcial Removível em Aço e conjugada com Flexível nos Grampos: surge uma variação das próteses tradicionais em aço conjugadas com as flexíveis. O aspecto é o mesmo da tradicional, barra em aço apoio em metal, mas a resina da gengiva artificial é conjugada com o material da flexível estendendo-se para o grampo, no mesmo material, ou seja, sem grampos em metal.

 

É uma alternativa para quem não quer que os grampos apareçam sob os dentes. As limitações e inconvenientes descritos acima também se encaixam aqui, mas com menos restrições. 

 

 

Estes aspectos acima colocados servem para informar os pacientes das diferentes formas possíveis de se executar uma reabilitação com próteses móveis.

 

Se a indicação para você paciente for por qualquer razão que seja, a de prótese móvel, sinta-se confiante em procurar um profissional que possa lhe oferecer a melhor opção.

 

Os comentários em relação às próteses parciais removíveis normalmente são preconceituosos. Preconceituosos, pois hoje na odontologia há um movimento intelectual que prima pelo moderno, deixando de lado os tratamentos tracidionais e por vezes mais conservadores.

 

É importante o profissional entender que cada paciente tem a sua realidade e merece respeito por sua condição.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *