Acomodar-se!

De vez em quando me deparo com situações que levam a comentários do tipo: está bom assim mesmo… ; deste jeito serve… ; para que perder tanto tempo… ; eu, nem pensar… ; o que eu ganho com isso… ; dá no mesmo… ; ele que faça melhor… ; ninguém vai notar… ; estes e outros tantos pedaços de frases que incomodam.

 

Incomodam porque geralmente são ditas por pessoas que, não se arriscam em ir ao limite de entrega, naquilo que fazem. São pessoas que normalmente perderam a motivação de fazer o melhor que podem.

 

Perderam ou esqueceram a palavra superação, balizaram-se por baixo, pelo mínimo possível.

 

E pessoas assim são cada vez mais comuns, infelizmente.

 

Gosto de citar alguns trechos de livros, em especial do autor Saint Exupéry, que por sinal, recentemente comentando em um grupo de conhecidos, sobre o escritor e citando um trecho de um de seus livros, ouvi o seguinte comentário: este livro que você fala é para crianças.

 

Grande engano, "O Pequeno Príncipe", que num primeiro momento nos parece um livro simples, somente pessoas sensíveis podem alcançar todas suas entrelinhas, Esse livro, que parece ser infantil, esteve durante longo tempo entre os mais vendidos no mundo, justamente porque, ao ser escrito em metáforas, interessa a todas as idades. Com enorme simplicidade, coloca os únicos e verdadeiros valores que devem ser cultivados e se eternizam no tempo.

 

Falando em crianças, que prezam pela verdade, fazem sempre o seu melhor, arriscam-se a viver no seu limite coloco a seguinte situação:

Se uma criança recebe um presente que não gosta, de bate pronto ela diz: não gostei. As pessoas em volta podem ficar um pouco sem graça, mas tem em mente, criança é assim mesmo, é sincera. Que bom!

 

O adulto se recebe um presente que não gosta, de bate pronto diz: muito obrigado, gostei muito. As pessoas em volta ficam com a mesma cara de quem recebeu o presente. Cara de gente sem graça, porém politicamente corretos!

 

Um idoso recebe um presente que não gosta, de bate pronto diz: não gostei. As pessoas em volta podem ficar um pouco sem graça, mas tem em mente, pobre velho, esta ficando esclerosado, sem limites. Que pena, não te entendem!

 

Assim fica claro que, nos extremos da vida, somos mais simples e diretos, nos dedicamos mais a verdade.

 

E voltando ao nosso tema, as pessoas perdem a simplicidade e deixam serem autenticas. As críticas e as cobranças em torno de nós são muito grandes. A sociedade sempre está nos julgando.

 

Porém, não devemos nos acostumar a dizer, pensar e fazer o mínimo necessário. Diante de tantos exemplos equivocados que temos ao nosso redor, é necessário que cada um de nós acredite em um mundo melhor e faça mais.

 

Já não basta nos preocuparmos apenas com nossos entes queridos, é preciso expandir nossos horizontes.

 

Arrisque-se mais, sem imprudências, mas com amor e dedicação naquilo que faz.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *