O Esmalte Dentário I.

O esmalte dentário é a parte mais dura do corpo humano, mas se analisarmos sua composição isoladamente, ele não é mais duro do que um vidro comum.

 

Assemelha-se a um composto cerâmico mineral, capaz de fraturar-se a qualquer mordida mais forte. Felizmente isso não ocorre facilmente, graças à estrutura cristalográfica do esmalte. Essa estrutura sofisticada produz grande resistência às enormes pressões.

 

As fibras e matrizes do esmalte encontram-se dispostas em diversas camadas em forma de ondas. Quando submetidas à pressão essa arquitetura oferece um caminho de dispersão aleatório. Essa dispersão absorve a pressão, a qual pode causar micro fissuras no esmalte, porém evita rachaduras ou quebras.

 

Dessa forma, imagine para quem já conseguiu lascar ou quebrar um dente, quanto de pressão (força) houve naquele momento.

 

Há ainda uma ajuda da natureza, que faz com que os dentes recuperem-se destas pequenas fissuras, através da cicatrização por meio da renovação celular.

 

O dente como qualquer outro órgão do corpo humano é vivo, importante para a saúde e repleto de funções, portanto merece todo o cuidado.

 

Embora os dentes sejam em maior número, cada um tem função específica, e para o perfeito funcionamento do sistema bucal e corpóreo, é preciso que o conjunto esteja todo completo.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *