Todos os dias dos Pais.

Antecipo este post referente ao Dia dos Pais, propondo uma reflexão, que vai além dos votos de felicidades.

Em tempo, alterei o nome do post para o que está no momento, pois lendo-o outras vezes não há como deixá-lo para uma única data. Nós fazemos nossa história de vida a cada momento vivido.

Para falarmos de Pais temos que falar de Filhos, não há como separá-los, já que a condição de um depende da existência do outro.

Depois que você é Pai, percebe algumas mancadas que fez, mas percebe também, caso tenha crescido como ser humano, o quanto de amor recebeu sem nada  ter que dar em troca. Apenas pelo fato de você, filho, existir.

Percebe-se uma falta de paciência enorme no ser humano, e para educar um filho é preciso muitas coisas em abundância como: atenção, amor, bons exemplos, ensinamentos e explicações, convívio e cumplicidade. Não acreditem na história de passar pouco tempo com quem ama desde que este tempo seja bem usado. É necessário muito mais que isso para criarmos os vínculos. Puxa como é importante aquele momento, único, das descobertas das coisas. Aquela conversa sobre algo que por menos importante que possa parecer para o mundo, terá apenas aquele momento para você.

Tempo este que não volta mais, ninguém consegue parar o tempo, e você deve saber aproveitá-lo da melhor forma. E esta forma imposta pelo mundo atual, sem receio de estar errado, é uma loucura. É a loucura do gastar mais, de comprar mais coisas prontas, de arrumar tempo extra para fazer mais coisas, sem prestar atenção naquilo que realmente importa. É um atropelo só.

Há quanto tempo você não senta com seu Pai ou seu Filho para conversar sobre as coisas de vocês; e lógico que com a televisão, celular, rádios, mp3-4-5-6-7-8-etc, desligados. Realmente tendo um momento só de vocês. Se já faz um bom tempo que isso não ocorre, faça-o tão logo que puder…

Para quem já não pode ter o convívio do Pai ou Filho, sinta-se à vontade para distribuir esta forma de relacionar-se com quem ainda precisa aprender. Acho que é por isso que os avós têm um amor ainda maior pelos netos. Os que entenderam a mensagem da vida, sabem exatamente que o tempo é curto demais para se perder tantas oportunidades de convívio. Os filhos crescem, o Pai envelhece…

Imagine o que é poder desfrutar deste tempo juntos, construindo momentos que ficarão no coração para sempre. Falta muito esse convívio. Falta o ser humano se importar com o outro, se colocar no papel que lhe cabe.

Meu pai é meu herói, com todos os defeitos e carências que vejo. Porém me passou exemplos de honestidade, perseverança, humildade, hombridade, educação; deixou em mim, lembranças e exemplos que me vem até hoje e que nunca esquecerei. Teve suas falhas, como eu também tive, mas crescemos juntos. Hoje passo para meu filho o que aprendi, com os acertos e erros corrigidos. Com o maior amor possível, tentando sempre não cometer velhos erros. Já bastam os novos…

Tenho o compromisso de fazê-lo um bom homem. Sabe o que é ter a certeza de ter alguém com quem contar? Seu porto seguro, ter com quer falar, pedir ajuda, orientação, opinião, chorar e rir, comemorar, ser cúmplice, ter intimidade! Só com atenção e carinho terá estes privilégios.

Recomendo um livro para os Pais mais jovens, que ainda terão a chance imediata de entenderem e refletirem sobre o assunto com seus filhos mais novos. Para os pais, cujos filhos já cresceram, nunca é tarde para reconstruir algo melhor. Nunca é tarde para falarmos de coisas boas que valham à pena. Nunca é tarde para propagarmos um mundo melhor. Em “Filhos Saudáveis” de Wimer Botura Júnior você verá como a presença do espelhamento do pai influenciará a vida do filho. E lembre-se que, semeando boas ações é que melhoraremos o mundo.

Abaixo segue um vídeo comovente de um Pai que, provavelmente tocou no coração de seu filho de forma incisiva.

Feliz dia dos Pais!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *