R.P.G.

A sigla RPG significa, Reeducação Postural Global, e tem como objetivo na fisioterapia de tratar as desarmonias do corpo humano levando as necessidades individuais de cada paciente, observando, adequando e respeitando, o que muitos dos profissionais da área da saúde não veem, a individualização das agressões sofridas em cada um de nós, sabendo que cada ser humano reage de uma forma.

É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo. Este método foi criado pelo Fisioterapeuta Francês Philippe E. Souchard em 1980, e serve exclusivamente para fisioterapeutas treinados adequadamente pelos seus próprios cursos. Hoje há outros cursos de formação do fisioterapeuta na técnica de RPG, porém a técnica original e de maior sucesso é a de Philippe E. Souchard.

As patologias mais comuns para indicação do RPG como forma de tratamento são:

1.> Ortopedia: pés planos e cavos, joelho valgo, joelho raso, joanetes, escoliose, hiperlordose, hipercifose, torcicolo, dor cervical e dor dorsal;

2.> Neurologia: Hérnia de disco e labirintite;

3.>Reumatologia: artrites, artroses, bursites e tendinites;

4.>Respiratório: asma e bronquite;

5.>Doenças Psicossomáticas: Stress, distúrbios circulatórios e digestivos.


Para entendermos como ao longo da vida vamos adquirindo dores nas costas, articulares, musculares e literalmente “entortando e entortando”, vamos exemplificar um caso do dia a dia: Caso você tenha torcido o tornozelo o que inicialmente ocorre é o enrijecimento da perna da torção e transferimos o apoio para a outra perna, mancado. Pronto, criamos uma série de compensações que nos trarão complicações mais adiante. E como o passar dos anos ou a reincidências de das lesões o corpo vai nos mostrando através da dor que algo esta errado.

As sessões de tratamento serão semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. Não há limite de idade, o método será adequado a qualquer faixa etária.

A técnica de RPG não visa apenas eliminar a dor dos pacientes, mas também ajuda as pessoas a encontrarem um melhor equilíbrio ara viver em harmonia com seu corpo, daí os três pilares do método: individualidade, casualidade e globalidade.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *