Higiene Bucal.

Muito se fala em odontologia sobre técnicas para embelezamento dos dentes, a aparência do sorriso como cartão de visita em cada um de nós e é simples compreender que a prevenção é o método mais eficiente para você manter sua saúde bucal em dia. 

 

É muito simples, escovar os dentes sempre após ingerir algo, passar o fio ou fita dental e colocar no seu dia a dia um produto para bochecho que tenha um anti microbiano e flúor. Se possível pasta de qualidade, com escova macia e pequena. Estes produtos, tanto as pastas dentais como os colutórios, variam de acordo com a necessidade e idade de cada paciente. O seu dentista saberá qual o melhor para aquele momento.

 

Somente após esta consciência é que deveríamos, nós profissionais, incluir o plano de tratamento para melhorar algum fator bucal que seja importante para o retorno da saúde ou mesmo embelezamento.

 

Os tratamentos ortodônticos que prometem os tão desejados dentes alinhados são muito mais acessíveis nos dias de hoje, e contando com boa vontade do paciente, seguindo um controle de manutenção em consultório, seu problemas bucais serão minimizados.

 

Hoje, os jovens praticamente não tem cárie, a fluoretação da água, os produtos de higiene bucal, a informação dos pais sobre saúde bucal; o custo de ir ao dentista caiu já que temos muitos profissionais o que faz o preço variar muito, nos traz uma situação bucal melhor. O que acaba restando com muita atenção é a doença periodontal, os tártaros que são aquelas calcificações que estão “grudadas” nos dentes.

 

O que ocorre é que no Brasil a desigualdade ainda é muito grande então fica difícil pautar este discurso para todos, mas na minha realidade de consultório, hoje é possível.

 

Desconheço se há programas de escovas, pastas e fio dental distribuídos gratuitamente, como no caso de alguns medicamentos. Como trabalhei no serviço público municipal em uma região pobre, haviam famílias que tinham apenas uma escova de dente, a pasta só era reposta no salário seguinte da compra.

 

Daí a necessidade de uma visão mais humanista, sanitarista dos problemas bucais, o caminho da prevenção.

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *