Restaurações Estéticas

Faceta e Fragmento cerâmico.

Volta e meia recebo questionamentos sobre casos onde apenas um ou dois dentes são restaurados com facetas ou fragmentos cerâmicos.

Claro que, para um trabalho mais estético e com menos dificuldades, devemos tratar os dentes com seus respectivos pares: dois incisivos centrais, dois incisivos laterais, dois caninos, e se possível todos juntos. Atualmente já é proposto em análise do plano de tratamento com facetas e fragmentos, a utilização da linha de sorriso até pré-molares.

Sempre que tratarmos um maior número de dentes que aparecem no sorriso do paciente, a resolução estética fica mais agradável aos olhos.

Porém, em uma odontologia possível, onde respeitamos os limites de desgastes e a própria opinião dos pacientes, chegamos muitas vezes a planos de tratamentos que incluem apenas a queixa principal.

O caso que sege abaixo, retrata esta situação. A paciente queixou-se apenas do dois incisivos centrais superiores, onde, o dente 21 apresentava desvio de linha mediana e  restauração em resina fora dos padrões aceitáveis. Já o dente 11 estava menor na porção mesial com uma restauração irregular.

Foto inicial:

Foto pós remoção das resinas:

Foto do modelo de gesso:

Foto dos laminados:

Foto final:

Compartilhar:

Onlays cerâmicos como restauradores de Erosão Dentária.

A erosão dentária ocorre quando o esmalte se desgasta ou se reduz pela ação de ácido.

Basicamente a erosão pode ocorrer por duas formas:

1.Intrínsecas: onde tem como agente causa o ácido gástrico ou pela regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos em decorrência de refluxo ácido, anorexia, bulimia;

2.Extrínsecas: causada pelos ácidos relacionados com a alimentação onde o consumo de açúcar, refrigerantes, sucos de fruta, em excesso, contribuem para tornar a boca muito ácida.

A seguir seguem fotos de um caso restaurado com onlays cerâmicos no mesmo formato do fragmento cerâmico, sem nenhum tipo de desgaste.

Vejam o caso do fragmento cerâmico em : http://www.edutavares.com.br/2015/06/restauracao-em-fragmento-ceramico/ .

Fotos iniciais:

Fotos dos onlays no modelo de laboratório:

Fotos finais:

Compartilhar:

Restauração em Fragmento Cerâmico.

A Odontologia vem mudando constantemente em seus conceitos de preservação e restauração dos dentes.

Com a melhoria das cerâmicas e dos equipamentos que envolvem sua confecção, surge uma nova forma de restaurarmos quase todas as lesões cariosas ou de fratura em dentes naturais.

Além de serem muito mais estéticas, contam com a certeza de que não terão alteração de cor, brilho, textura e desgaste por um tempo muito maior quando comparadas com as tradicionais resinas.

Estes fragmentos são cimentados e não requerem desgastes nos dentes naturais, somente remoção de áreas retentivas, assim como nas lentes de contato. Há casos que inviabilizam esta técnica mediante análise e estudo do caso.

Seguem fotos de um trabalho realizado recentemente.

Foto inicial demonstrando fratura do bordo mesial com envolvimento do ângulo do dente.

Sequência de fotos com diferentes ângulos e fundo preto para realçamento da imagem.

Modelo de gesso com o fragmento cerâmico para checagem e ajustes necessários.

Fotos finais.

Compartilhar:

Fechamento de diastemas em dentes anteriores com resina.

Há alguns casos na odontologia onde podemos utilizar de técnicas minimamente invasivas para fechamento de pequenos espaços (diastemas) entre os dentes.

Estes diastemas costumam existir nos dentes anteriores superiores e inferiores.

Neste caso clínico, o paciente preferiu o fechamento destes espaços em resina como alternativa ao tratamento ortodôntico.

Importante salientar que o fechamento definitivo, sempre que possível, tem indicação ortodôntica. Nas restaurações em resina para fechamento destes diastemas, o fator mais preponderante é a manutenção destas restaurações e uma técnica que não gere desgaste algum nos dentes.

Vejam a seguir o caso de  um  paciente com dentes hígidos, tendo como queixa principal os diastemas anteriores.

Optou-se por restaurações em resina sem nenhum desgaste nos dentes envolvidos. A “colagem” desta resina foi executada apenas pelos meios tradicionais da odontologia adesiva.

Foto inicial:

Foto inicial com a boca semiaberta:

Foto final:

Foto final com os dentes semiabertos:

Desta forma o paciente conseguiu resolver sua razão estética sem atrelar desgastes ou injúrias a seus dentes.

Compartilhar:

Tratamento estético anterior.

Paciente apresentava o esmalte dos dentes anteriores superiores comprometido por riscos em sua estrutura, bem como um tom amarelado e incompatível com a idade. Além destes problemas havia algumas restaurações com os bordos deteriorados.

Foi proposto um tratamento de microabrasão, clareamento externo de todos os dentes com posterior restauração em resina nos anteriores superiores.

Estas restaurações foram executadas sem desgaste nos dentes remanescentes. O intuito foi apenas remover as resinas manchadas e dar um novo contorno nos bordos incisais com o acréscimo de material resinoso.

Foto inicial:

Foto pós microabrasão e clareamento:

Foto Final:

Vejam o vídeo do caso clínico:

Compartilhar: