Luz

Luz elimina bactéria causadora de infecção.

Pesquisadores do Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC) criaram um aparelho que utiliza a ação da luz para eliminar bactérias causadoras de infecções em pacientes intubados.

Os tubos colocados nos pacientes são revestidos com um filme plástico fotossensível. Em contato com a luz, o filme transforma o oxigênio na superfície do tubo em um composto reativo que mata as bactérias.

O processo utiliza a ação fotodinâmica e o guiamento da luz para evitar a formação de colônias de bactérias.

“LEDs e Lasers injetam luz no material e as paredes ficam como que iluminadas, promovendo a fotorreação. É o oxigênio reativo que elimina as bactérias que aderem à superfície, impedindo a formação de colônias e o desenvolvimento de quadros infecciosos,” explica o professor Vanderlei Salvador Bagnato, que coordenou o desenvolvimento do aparelho.

A técnica, que agora será submetida a testes clínicos para permitir seu uso em materiais médicos e hospitalares, já foi patenteada pelos pesquisadores.

“O paciente intubado sofre quase que inevitavelmente com infecções causadas pela presença de um corpo estranho em seu organismo,” conta o professor Vanderlei Salvador Bagnato, que coordenou o desenvolvimento do aparelho. “A intubação leva à nucleação de colônias de bactérias, que provocam infecções como a pneumonia, na maioria dos pacientes.”

Com a nova técnica, o tubo colocado no paciente funciona também como um guia para a luz que irá matar as bactérias. O material de revestimento não agride as mucosas do corpo humano.

Fonte: Diário da Saúde.

Leia o artigo na íntegra: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=luz-elimina-bacteria-causadora-infeccao-hospitalar&id=10745&nl=nlds.

Compartilhar:

Luz faz curvas sem truques e sem manipulações.

Uma das dificuldades em se fazer aparelhos de laser para odontologia mais baratos é a questão de como levar a “LUZ” até o alvo preterido sem perda de qualidade. Os fatores que envolvem a qualidade do feixe do laser são fundamentais para o bom uso de aparelho e da técnica requerida.

A leitura sobre os lasers de alta potência na Odontologia é complexa, os aparelhos são muito sofisticados e infelizmente ainda muito caros para nossa realidade.

Há uma empresa no Brasil que desenvolveu um laser de diodo de alta potência que faz cortes cirúrgicos com eficiência. Em breve farei um post sobre este aparelho,  já que fiz alguns treinamentos utilizando este laser.

Mas a razão deste post é que lendo um site sobre tecnologia, li um artigo sobre o fato concreto de a luz fazer curva sem nenhum tipo aparato artificial. É um avanço importante para novos caminhos.

Leiam o artigo na íntegra: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=luz-faz-curvas&id=010115120424&ebol=sim .

Compartilhar:

Luz combatendo infecções hospitalares.

Os ensaios clínicos no Glasgow Royal Infirmary têm mostrado que a luz Hins Ambiental descontaminação do sistema prevê a redução significativamente maior de bactérias no ambiente hospitalar que pode ser conseguido através da limpeza e desinfecção sozinho, proporcionando um enorme passo em frente na capacidade dos hospitais para impedir a propagação de infecção.

Esta tecnologia de descontaminação romance foi descoberto e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de especialistas, o professor Scott MacGregor (Engenheiro Elétrico), o professor John Anderson e Dr. Michelle Maclean (microbiologistas) e Professor Gerry Woolsey (Optical físico).

Leia o artigo na íntegra.

Fonte:

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&ie=UTF-8&sl=en&tl=pt&u=http://www.strath.ac.uk/press/newsreleases/headline_343220_en.html&prev=_t&rurl=translate.google.com&usg=ALkJrhjCoBUgoyhS5xCMMSeSn8NgGQgKPg

ou

http://www.strath.ac.uk/press/newsreleases/headline_344100_en.html

Compartilhar: