Fita anestésica para procedimentos mais simples.
Os dentistas são os únicos, os quais são todos os pacientes que se sentem confortáveis ao se submeterem aos cuidados odontológicos. Porém, um produto desenvolvido em laboratórios da USP em Ribeirão Preto prometendo minimizar aquela aflição da picada de agulha para anestesia bucal. Trata-se de uma fita adesiva que, assim como uma libertação do anestésico.
Foram analisados os resultados dos ensaios clínicos dos pesquisadores dentários e enfim, uma equipe de pesquisadores das Faculdades de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) e da Odontologia (Forp), ambas da USP em Ribeirão Preto, chegou a um filme mucoadesivo anestésico, Uma espécie De fita como um esparadrapo biocompatível e biodegradável. É uma empresa com baixo custo, uma hidroxipropilmetilcelulose (HPMC), um derivado de celulose vegetal bastante utilizado nas áreas farmacêuticas, cosmética e de alimentos.
Conta René Oliveira do Couto, grupo farmacêutico e integrador do grupo, que obtém os desafios como um tratamento adequado à saúde, região da boca com superfície de área pequena e bastante irregular, onde é administrado a anestesia. Para tanto, os “filmes são produzidos com espessura ideal e dimensão, flexibilidade e resistência mecânica adequadas para administração na mucosa”.
O pesquisador adianta que faltam ainda os estudos para a confirmação de filmes e mucoadesivos como substitutos das injeções de anestesias, principalmente em cirúrgicos mais invasivos e complexos. Ele afirma, entretanto, que o produto pode ser efetivo em microcirurgias, extração de dentes de leite em crianças e raspagem e curetagem dental em adultos.
Leia o artigo na íntegra em: http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/fita-anestesica-criada-na-usp-e-aliada-contra-o-medo-de-dentista/ .
Fonte: Jornal da USP .