Os Selantes.

Com a evolução dos materiais restauradores na odontologia, surgiram os selantes. Seu uso está ligado a idéia de prevenir-se o aparecimento de cárie nos dentes posteriores.

 

Trata-se de uma material resinoso que pode ter diferentes colorações, variando do incolor, os da cor dos dentes e até os coloridos.

 

O selante é indicado para ser usado na face oclusal, no sulco (fundo) dos dentes molares e pré-molares. Quando falamos em face oclusal, entendam que é a área do dente onde mastigamos. Por natureza esta área é cheia de sulcos, fissuras, ranhuras, reentrâncias na forma de desenhos, variando de pessoa para pessoa.

 

Alguns dentes possuem estes sulcos muito profundos, dificultando desta forma, uma limpeza correta. Há outros que são rasos, consequentemente a limpeza será mais fácil.

 

Este é um dos critérios para se decidir à necessidade do uso de selantes, nestes dentes. É mais comum fazermos estes procedimentos em crianças, mas também podem ser executados em adultos, principalmente em idosos.

 


Para um melhor entendimento, segue uma lista de implicações que servem para indicar-se o uso da técnica com selantes:

 

1.>Conformidade anatômica dos dentes, com sulcos (desenhos) mais fundos e mais detalhados;

 

2.>Baixa qualidade de higiene bucal, seja por dificuldade do uso da técnica ou mesmo por problemas motores;

 

3.>Alto consumo de alimentos cariogênicos, sempre lembrando que o açúcar é o grande vilão da cárie;

 

4.>Pouco quantidade de saliva; aqui entram as pessoas que fazem uso regular de medicamentos, principalmente os idosos;

 

O procedimento consiste em limpeza do elemento dentário, isolamento da saliva em contato com os dentes, e aplicação do selante sob fina camada. Esta camada dever ser muitas vezes inserida com instrumentos de ponta fina para "cravarem" no interior do sulco. Após o endurecimento do material, faz-se o controle da mordida, para verificar se o mesmo não está “alto".

 

Deve-se ter cuidado para não fazer selantes, sobre sulcos cariados ou já infectados por bactérias. Há muitos dentes, que nestas condições, acabam mascarando a cárie. Nestes casos, em algum momento o dente se manifestará, através de dor e grande destruição de tecido dentário em virtude de um selante mal indicado.

 

Os selantes também devem ser inspecionados periodicamente, para que se observe sua integridade, já que podem também como as restaurações sofrerem fraturas e infiltrações.

 

Outro dado importante é que, os selantes só ajudam a prevenir as cáries na face oclusal dos dentes posteriores, e devemos lembrar que principalmente em crianças, devido ao uso de mamadeiras, e com os idosos, por baixa quantidade de saliva, as cáries mais comuns são as de colo de dentes, localizadas na região cervical dos dentes. Esta região é a área do dente que está em contato com a gengiva.

 

Portanto tão ou mais importante que fazer o tratamento com selantes, é a qualidade da higienização que o paciente faz, bem como seus hábitos diários.

 

Costumo dizer que, nosso corpo um dia enviará a conta do mal uso que fazemos dele.

 

O importante é que ainda dê tempo para você fazer algo pela sua saúde.

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *