Nossas Crenças I.

Nos dias de hoje, as informações nos chegam pelos mais variados meios de comunicação. Mas o que realmente fica de tudo isso? O quanto de novas informações e até que ponto, estamos preparados para absorver, aprender e até mesmo mudar nossas opiniões, frente aos novos dados recebidos.

 


Pois é, muito pouco! Um estudo publicado pelo Psychological Bulletin chegou à conclusão que as pessoas não estão propensas a ouvirem informações que contradigam aquilo que acreditam. Sabe-se que a maioria de nós, esta propenso a procurar dados que fortaleçam aquilo que acreditamos, portanto não estamos muito a fim de mudarmos de opinião.

 

E o mais grave, o quanto é que a nossa verdade ou conhecimento vale realmente? Até que ponto estamos certos, será que nossas verdades serão as mesmas sempre?

 


Como quase tudo na vida, o treino, a repetição é que nos faz seguros de nossos atos e condutas. Algumas coisas, já não são exatamente do modo como aprendemos, mudaram.

 


Não estamos falando de valores morais, éticos ou coisas parecidas. Mas sim, de informações…

 


Determinados fatores podem nos induzir a procurar outros pontos de vista ou a reaprender as mesmas coisas apenas com novas informações. O fato de expormos nossos pensamentos publicamente, escrevermos, falarmos com pessoas de diferentes posições, ou promovermos o debate faz com que possamos mudar de opiniões e crescermos.

 


Na questão do conhecimento, é necessário um pouco de ouvidos abertos. Muitos de nós tendem a permanecer com as próprias crenças, geralmente por insegurança do novo. Poxa, mas não dizem que, na medida em que envelhecemos é ficamos mais experientes e sábios? Bom isso é para alguns, aqueles que ousam questionar, debater e absorver.

 


Há algumas coisas que acredito desde minha primeira infância, palavras e pensamentos ainda permanecem, porém muitas outras mudaram, mudam e mudarão por diversas vezes.

 


Preste mais atenção naquilo que ouve, lê e vê.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *