A Periodontia e a Implantodontia.

Leiam este brilhante post sobre a integração dos implantes na odontologia e suas implicações.

As considerações que o Dr. Marco Bianchini faz, fortalecem ainda mais a conduta de todos os que ainda estudam e buscam uma resolução para os problemas bucais, independente dos modismos e de um ganho financeiro maior e mais rápido.

Leiam aqui: http://www.inpn.com.br/Materia/SextaBianchini/132668 .

Como periodontista, implantodontista e protesista, o que não podemos perder de vista é o bom senso em manter ou condenar um dente. Quais são as alternativas de reabilitação onde podemos incluir implantes e restaurações e próteses tradicionais?

Se de um lado condenam-se dentes para inserir implantes, do outro se aboli as restaurações de resina ou metal pelos fragmentos cerâmicos. Pensamos em preservar mais o tecido dentário e ao mesmo tempo condenamos dentes acometidos por doença periodontal.

Para os pacientes que tem doença periodontal, cabe relembrar o pensamento que em periodontia há uma divisão de responsabilidade e cuidados. A parcela é de meio a meio para profissional e paciente, não há milagre, a conduta da manutenção da saúde periodontal é executada pelo paciente no seu dia a dia através do controle da placa bacteriana. Há necessidade ainda das consultas para averiguação do estado bucal.

É fato que depois de tantos anos clinicando, a visão que tenho é a de que os pacientes que comparecem de duas a três vezes por ano em consulta, tem menos problemas de saúde bucal. E quando tem, são em geral de fácil resolução.

Como em outras áreas, algumas condutas profissionais são ladeadas em observações pessoais e podem gerar diferentes opiniões quando são confrontadas por mais de um profissional.

O bom senso e a troca de opinião com seu paciente é o que deve prevalecer para se indicar ou não a remoção e inclusão de dentes e implantes, respectivamente.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *