É possível clarear os dentes com pasta de dente?

Não, não dá para você clarear os dentes como é feito em um consultório dentário.

Esqueçam o tema “reserva de mercado”; o que há é muita omissão de informação e tantas outras passadas de forma equivocada.

Até o momento, há duas substâncias capazes de clarear os dentes, são os peróxidos de hidrogênio e carbamida. Ambos estão disponíveis em diferentes concentrações, com diversas misturas e basicamente em cinco formas de aplicação. Podem ser usados em moldeiras, fitas e vernizes (clareamento caseiro), com luzes (led e laser em consultórios) e internamente para dentes com endodontia (canal tratado), também em consultórios.

A grande maioria das pastas contém abrasivos, substâncias destinadas a remover manchas. Por isso é que em um primeiro momento os dentes ficam mais claros. O que houve foi uma remoção dos pigmentos que “escurecem” os dentes.

Outro ponto que deve ser esclarecido e requer muita atenção para quem usa estas pastas é que por conta destes agentes abrasivos pode ocorrer aumento da sensibilidade dentinária, desgaste da região cervical dos dentes, assadura da comissura labial (canto da boca) e retração gengival. Todos estes sinais podem acontecer por conta dos abrasivos, concomitantemente ao uso excessivo da força e da quantidade de vezes que o paciente higieniza a boca.

E quanto aos colutórios (bochechos), eles clareiam os dentes? Alguns produtos para bochechar contém o peróxido de hidrogênio, porém a concentração é bastante baixa, justamente para poder ser usado diariamente e várias vezes ao dia. Estes produtos servem para tratar problemas gengivais e pouco ajudam a clarear os dentes.

Para ficar bem claro, o local adequado para remoção de manchas e clareamento dental é no cirurgião dentista.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *