Laserterapia bucal.

A laserterapia é indicada para acelerar a cicatrização, modular a inflamação, promover alívio na percepção da dor e, quando associada a um corante, tem ação antimicrobiana. O laser pode ser utilizado em praticamente todas as especialidades odontológicas.

Em cirurgias orais a laserterapia complementa a técnica convencional, melhorando o pós-operatório, diminuindo a dor, o edema e acelera a cicatrização.

Há indicação para uso exclusivo do laser, como a prevenção e o tratamento de aftas e herpes simples, neuralgia do trigêmeo, parestesias, paralisias faciais, xerostomia.

Podemos utilizá-lo ainda em pacientes submetidos a tratamento de câncer na região de cabeça e pescoço, onde é comum encontramos a mucosite oral. Há uma procura muito grande para tratamento de hipersensibilidade dentinária, onde o laser é efetivamente mais um componente importante do tratamento.

Fica claro que o uso do laser é uma realidade que se soma as mais diversas condutas de tratamentos odontológicos. É importante salientar que as técnicas, métodos e equipamentos vêm somar e não dividir ou substituir um plano de tratamento. Muitos profissionais insistem em adquirir equipamentos ou mudar uma conduta terapêutica como sendo única, a mais moderna e eficaz.

Gosto de um termo que ouvi em um curso onde o profissional insistia em lembrar que gostamos demais de “muletas” para nos apoiarmos nas aplicações e nas desculpas.

Há uma crescente necessidade dos profissionais estarem atentos as mudanças e, na medida e momento certo, irem incorporando o que há de melhor para os pacientes.

Falta leitura e pesquisa!

Há uma pressa impressionante em se substituir algo multidisciplinar e multiterapêutico por um milagre.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *