PAMBM.

A equipe de Gregory Tew e seus colegas da Universidade de Massachusetts (EUA), desenvolveram um novo revestimento antibacteriano para fios de sutura que é 1.000 vezes mais eficaz do que os revestimentos usados atualmente.

Além disso, o antibiótico usado hoje contém triclosan, já considerado umcontaminante emergente, além de causar danos ao coração e músculos.

Outra deficiência do triclosan é que ele retarda o crescimento das bactérias, sem realmente matar aquelas que já estão presentes.

Finalmente, seu largo uso em produtos de higiene pessoal levou ao surgimento de cepas bacterianas resistentes a ele.

Os cientistas agora descobriram um substituto sem tantos problemas e, literalmente, mil vezes melhor.

Trata-se de um composto conhecido como PAMBM, uma sigla em inglês para a indizível expressão polímero anfifílico, poli[(aminoetil metacrilato)-co-(butil metacrilato)].

O PAMBM é uma substância projetada a partir de peptídeos antimicrobianos de origem natural, o que o faz agir de uma forma que dificilmente leva ao desenvolvimento da resistência bacteriana e ao surgimento das chamadas superbactérias.

Fonte: Diário da Saúde.

Leia o artigo na íntegra: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=antibacteriano-reduz-infeccao-pos-cirurgica&id=8122&nl=nlds .

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *