Instituto Dante Pazzanese é autorizado a realizar cirurgias com coração artificial.

O Instituto Dante Pazzanese, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, recebeu autorização para realizar cirurgias com o ‘Coração Artificial Auxiliar’ fabricado no Brasil em seres humanos.

Na primeira fase dos testes cinco pacientes voluntários já foram selecionados para receber o dispositivo de assistência ventricular esquerda, como uma espécie de ponte para o transplante cardíaco posterior.

O implante do coração artificial é indicado em pacientes que apresentam choque de origem cardiogênica, que não respondem ao uso de medicamentos e ao controle adequado dos líquidos circulantes do organismo. Os pacientes a serem incluídos são os com diagnóstico de insuficiência cardíaca descompensada ou de insuficiência cardíaca aguda e os que esperam doador compatível para realizar um transplante.

A operação é contra-indicada para maiores de 65 ou com peso inferior a 40 quilos. Os pacientes que apresentaram episódio de embolia pulmonar no último mês, entubação prolongada (período superior a 48 horas), relato de reanimação cardiopulmonar nas últimas 24 horas, sequela neurológica aguda, insuficiência renal aguda ou crônica também não podem utilizar o aparelho.

Após o procedimento cirúrgico, os pacientes permanecem internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante as duas primeiras semanas de pós-operatório, com posterior transferência para Unidade Semi-Intensiva até que continue com o dispositivo implantado.

A assistência do coração artificial se dará pelo prazo mínimo de 30 dias, pois somente a partir deste período é que se inicia o remodelamento reverso do organismo do paciente, isto é, a possibilidade de o coração natural apresentar sinais de melhoras e aumentar a sobrevida do paciente.

Fonte: UOL.

Leia o artiog na íntegra: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2012/04/12/hospital-em-sp-e-autorizado-a-realizar-cirurgias-com-coracao-artificial.jhtm .

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *