Botox altera a forma de interpretar emoções.

Este artigo vem de encontro a outro que recebi onde mostra dentistas utilizando a técnica do Botox para “desenhar novos sorrisos”.

É preciso ter muita cautela para não acontecer exageros. Penso ainda que cada profissional deve ficar restrito a sua área de atuação e recorrendo a outros profissionais para finalizarem em conjunto o melhor resultado de tratamento para cada paciente.

Segundo o Diário da Saúde:

Pessoas que recebem injeções de Botox no rosto podem ter dificuldade de perceber pensamentos e emoções alheias, segundo cientistas americanos.

O estudo, divulgado na publicação científica SocialPsychological and Personality Science, afirma que rugas de expressão, como pés de galinha, linhas na testa e vincos entre as sobrancelhas são essenciais na interpretação das emoções humanas.

Ao paralisar a musculatura do rosto e reduzir estas marcas, o Botox dificultaria o processo de empatia na comunicação entre indivíduos.

A pesquisa, conduzida por Neal e pela psicóloga e neurocientista Tanya Chartrand, da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, comparou um grupo de pessoas que fizeram tratamentos estéticos com Botox com outro grupo, que utilizou a técnica do preenchimento cutâneo para diminuir as rugas.

O preenchimento cutâneo é feito injetando substâncias químicas sob a pele de rugas e sulcos, em partes selecionadas do rosto. O procedimento, no entanto, não paralisa a musculatura da face.

Os dois grupos de voluntários tiveram que olhar fotos de outras pessoas e relacionar cada imagem com as emoções humanas correspondentes.

Segundo Chartrand, o grupo com Botox interpretou as expressões faciais com menor precisão. Já o grupo que fez preenchimento cutâneo teve resultados semelhantes a adultos que não fizeram nenhum tipo de tratamento estético facial.

Leia o artigo na íntergra.

Fontes:

1.> Diário da Saúde > http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=botox-empatia-capacidade-interpretar-emocoes&id=6729&nl=nlds .

2.> Ondonto Magazine > http://www.odontomagazine.com.br/2011/07/14/forum-sobre-toxina-botulinica-e-preenchimentos-em-odontologia-e-medicina/ .

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *