João Batista de Lima.

“Quando eu era pequeno, a morte era algo que passava de forma despercebida em minha mente.

Cresci um pouco, e vi um amigo que morreu em um acidente com gás encanado em seu banheiro. Foi chocante, mas ainda permanecia sem o concreto entendimento da morte.

Cresci mais um pouco e depois de uns três velórios, percebi o quanto a vida pode ser breve.

Continuei crescendo, perdi alguns familiares, vi amigos perderem pais e mães. Há alguns dias, eu fiquei mais pobre, perdi meu amigo e profissional, que muito me ajudou em minha trajetória: João Batista de Lima foi uma pessoa que ocupará sempre, um lugar em meu coração.

Era meu protético desde o ano de 1985. Nesse tempo se tornou o grande amigo.

Não consegui despedir-me do meu amigo. Uma pena!”

Este texto foi escrito no momento em que fiquei sabendo da morte de João Batista de Lima, que como puderam ler, foi meu amigo e protético desde o ano de 1985, até seus últimos momentos comigo.

Demorei um pouco a escrever uma singela homenagem com minha eterna gratidão, pois senti demais a perda deste amigo e profissional. Bem dizem que, quem tem amigos, possui uma fortuna; tenho muito poucos, mas sei bem o que isso significa.

O trabalho do técnico de prótese, junto ao dentista, é de suma importância para o sucesso dos tratamentos nas reabilitações que necessitem deste tipo de trabalho.

Não existe um dentista de sucesso na área de prótese, sem um técnico de prótese qualificado. Para os profissionais sérios, o protético é seu parceiro de trabalho, digno de todo o respeito possível e merecido. Acho no mínimo, uma tremenda falta de respeito para com ambos, quando um dentista fornece aquela desculpa que foi o protético que errou. O trabalho sempre será em conjunto, cabendo a cada um sua parcela de sucesso ou não.

Quando vou a uma padaria sei que o pão é bom por diversas razões: por conta do dono, da qualidade dos produtos utilizados, dos equipamentos disponíveis, das condições de trabalho no local, da saúde geral e econômica dos funcionários, e é claro, com o ingrediente principal, que só funcionará com tudo descrito anteriormente, o Padeiro.

Portanto, quando elogiar seu dentista ou a padaria onde compra seu pão favorito, não se esqueça dos outros profissionais envolvidos, na questão do sucesso.

E foi assim com o João, com que aprendi, e continuo aprendendo, a fazer pães, ou melhor, dentes.

Lembro-me do primeiro dia em que entrei em seu laboratório, ainda muito jovem e cheio de conhecimentos iniciais e primários, que fiz meu primeiro trabalho de prótese. Foi uma coroa metalo-plástica do incisivo superior esquerdo. Bem, apesar de toda minha condição de aprendizado, essa prótese ficou inclinada (torta), fora da cor dos dentes naturais e com deficiência de adaptação. É isso mesmo, foi frustrante.

Nesse momento entendi, através dos primeiros ensinamentos do João, que prótese vai além de um trabalho no dente e uma moldagem. Humildemente e desesperadamente refiz o dente, e acho que ficou bem melhor, claro que para os padrões do que podemos oferecer hoje, com certeza ficou aquém da nossa realidade atual.

E assim foram passando os anos de aprendizado, a amizade e o respeito crescendo sempre, e fomos tratando também das coisas da vida. Coisas essas, que me fizeram acordar para alguns vícios de profissão, me fizeram ponderar melhor os diferentes aspéctos dos seres humanos. O João era insistentemente apaziguador, um ser humano dócil, às vezes irritante em suas afirmações atenuantes. Eu brincava muito com ele, por conta desta sua faceta guardiã.

Mas esse era seu jeito de tratar o próximo.

Houve um determinado momento profissional, que coube a mim, informá-lo das novidades e mudanças tecnológicas, usadas nas próteses odontológicas. Assim permanecemos bons anos, até os momentos que antecederam a ruptura abrupta de nossa relação profissional e pessoal. Meu amigo João se fora.

Senti a vida se manifestando, mais uma vez, na única certeza que temos; acredito que meu amigo conseguiu cumprir sua missão como ser humano, e deixou além de  saudades, boas lembranças para aqueles que tiveram a feliz oportunidade de conhecê-lo.

Muito obrigado por tudo João.

Até um dia, quem sabe!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *