Digluconato de Clorexidina.

A clorexidina é um detergente catiônico com atividade antimicrobiana de largo espectro. Age como agente bacteriostático e bactericida diante de grande parte de bactérias gram+ e gram-, sendo mais efetivo nas gram+.

Tem indicação de uso na odontologia visando a redução da placa bacteriana. Pode ser usado na forma líquida, em gel ou spray. A indicação da forma de utilização variará de acordo com cada paciente.

Pesquisas demonstram que o bochecho durante 1 minuto, 2 vezes ao dia, com 10 ml da solução a 0,2% de clorexidina, previne completamente o desenvolvimento da gengivite. Os bochechos devem durar de 30 a 45 segundos, para assegurar uma boa absorção, e não é recomendado o seu uso imediato antes ou após a escovação com dentifrícios não convencionais.

O digluconato de colorexidina também é utilizado em aplicações não-dentais como: preparação da pela antes de cirurgias e antes de perfurações. Serve também para desinfetar utensílios , superfícies, ambientes, frigoríficos, abatedouros, laticínios, e indústrias de alimentos em geral.

Na odontologia ele tem indicações precisas, já que tem efeitos colaterais no uso prolongado. Os efeitos mais comuns são: pigmentação dos dentes, alteração da cor de restaurações em resina, alteração da cor da língua, descamação e sensibilidade oral. O gosto amargo da solução e a interferência na sensação gustativa por algumas horas após o bochecho.

Existem no mercado algumas variações dos componentes utilizados nas formulações junto à clorexidina para atenuarem estes efeitos colaterais.

Portanto, a Clorexidina, como qualquer outro agente antimicrobiano potente, deve ser administrada somente sob supervisão profissional, e os diferentes métodos de aplicação devem ser adaptados às necessidades.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *