Doenças gengivais X Colesterol.

A Universidade Estadual de Campinas, no interior do estado de São Paulo, em recente pesquisa, colheu amostras de pacientes que tinham vasos sanguíneos obstruídos e que precisavam de algum tipo de intervenção cirúrgica.

O que descobriram é que 60 % dos pacientes tinham microorganismos de origem bucal no sangue. Desta forma, insere-se no perfil do portador de doenças cardiovasculares, a doença gengival como um dos agravantes do quadro clínico.

Além disso, as bactérias responsáveis pela doença gengival, quando entram nos vasos sanguíneos, aderem-se às moléculas HDL (colesterol bom) e as destroem. Neste momento estas moléculas deixam de “ajudar” a proteger as artérias através de seu combate ao colesterol ruim (LDL). Este acaba circulando livremente, aumentando os níveis de colesterol e assim o risco de distúrbio cardiovasculares.

Portanto, é fundamental que as pessoas se conscientizem que bem estar e saúde é um conjunto de atitudes que convirjam no cuidado da saúde em um todo.

Para os pacientes que não possuem mais os dentes e apenas implantes, é importante salientar que peri-implantite é uma afecção localizada em torno do implante e que contém basicamente as mesmas bactérias das doenças gengivais. Ou seja, quem tem implantes também deve ter muita atenção a qualidade de sua higienização e consultas periódicas no cirurgião dentista são fundamentais para manutenção da saúde bucal.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *