RATATOUILLE em sua fantasia com CRÍTICOS.

Na Introdução do post, afirmei que alguns desenhos podem informar e ajudar a formar o caráter de uma criança. Acredito também que, é no dia a dia, com conversas, ensinamentos, aprendizados, observações, convivências, participações, amor, atenção e tantos outros ingredientes fundamentais, que construímos o caráter e contribuímos na formação da personalidade das crianças. Em Ratatouille, vemos episódios que servem como temas de conversas e explicações, sobre situações das condições humanas.

Vivemos no mundo dos fortes, e altamente críticos em relação aos mais fracos. Tal fato dificulta a aceitação daquilo que foge aos padrões conservadores, que nos foram introduzidos. As conversas são importantes para despertarmos nas crianças, antes que cresçam, que há muita coisa além dos modismos, e formas globalizadas destes valores, os quais podem e devem ser vistos, com olhos mais amenos às críticas e julgamentos.

Há algum tempo, eu tinha vontade de escrever algumas linhas sobre a pressão da sociedade dominante, que dita às regras. Recentemente fui visitado por uma das minhas primeiras pacientes que muito me honrou com suas colocações. Sabe, o que ocorre na mais dura realidade é que se você não tem uma aparência “bacana”, se seu cabelo, pele e dentes não fizerem parte desta conformidade, você terá grandes dificuldades para vencer socialmente. É uma verdade estampada, e maquiada que existe.

Os menos favorecidos são os que mais sofrem com tantas cobranças, com os CRÍTICOS da vida.

Sensibilizei-me com sua condição humana, como mulher, esposa, mãe, trabalhadora, e cidadã brasileira que sofre críticas e preconceito social, diante de sua condição odontológica. Pouco pude fazer para ajudá-la, cabendo-me apenas viabilizar o tratamento possível.

Segue abaixo o trecho do desenho no personagem de Anton Ego, um crítico gastronômico, que aprendeu com a lição que a vida lhe proporcionou. Mesmo sendo uma obra sobre ratos que cozinham, críticos gastronômicos, e tantas outras fantasias e ficções ali presentes, não há como negar uma relação direta, com fatos da vida real.

“De certa forma, o trabalho de um crítico é fácil, nos arriscamos pouco, e temos prazer em avaliar com superioridade os que nos submetem seu trabalho e reputação. Ganhamos fama com críticas negativas, que são divertidas de escrever e ler, mas a dura realidade que nós críticos devemos encarar, é que no quadro geral, a mais simples porcaria, talvez seja mais significativa do que a nossa crítica. Mas há vezes em que um crítico arrisca de fato alguma coisa, como quando descobre e defende uma novidade. O mundo costuma ser hostil com os novos talentos e as novas criações – O novo precisa ser incentivado -“

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *