Genoma I.

Com a descoberta do genoma sequenciado em 2001, tudo parecia fácil para determinar a individualização de cada um de nós. Como seres humanos ainda poderíamos determinar, quais genomas estariam ligados as mais diversas moléstias.

 

Bem, pensávamos e acreditávamos, mas não foi bem assim que as coisas se mostraram.

 

Houve sim a identificação dos genes, ligados as mais diversas causas de doenças. Porém o que os cientistas perceberam é que estes genes não são “iguais” em todas as pessoas.

 

Para se ter uma idéia mais ampla do assunto, na mesma moléstia, há genes com o nome das regiões em que as pessoas vivem. Por exemplo, há um gene brasileiro do glaucoma.

 

Hoje se sabe que, nossos genes respondem de formas diferentes, frente há estímulos reguladores que os ligam ou desligam. Existem proteínas reguladoras na seqüência do DNA, os quais seriam os fatores de transcrição para ligar ou desligar o gene.

 

Dessa forma nossa sequência em trechos do DNA nos faz semelhantes, porém, únicos.

 

Cientistas demonstraram também, que há interações entra as proteínas que regulam essas alterações nos genes, dificultando ainda mais uma padronização genética. Existem tantas diferenças genéticas, que alguns pesquisadores nos intitulam de mutantes. Somos mutantes de nós mesmos.

 

Difícil para um leigo como eu, e também para alguns de vocês, entenderem. Porém se torna mais fácil, se olharmos além da ciência e percebermos que, muitas outras coisas inferem em cada indivíduo. Seja a origem, o aspecto social, psicológico, ou outros fatores, os quais definem nossa exclusividade e unidade.

 

Portanto, podemos entender que raça, grupo étnico, é muito mais que um mapa genético, são formações sociais que traduzem os estímulos recebidos do ambiente, desde a vida intra-uterina. Importante perceber que, as emoções, também são partes integrantes de nossa individualização pessoal e genética.

 

Incrível…

 

A partir dessas diferenças é que podemos compreender que, mesmo que quiséssemos não poderíamos igualar-nos a ninguém, seja em inteligência, sucesso, beleza, saúde, emoções, sensibilidades e tantas outras características pertencentes a cada um de nós.

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *