Resistência bacteriana por produtos químicos I.

Os produtos químicos usados para matar bactérias, podem estar criando microorganismos mais resistentes. Essas substâncias químicas, que pretendem eliminar bactérias, são chamadas de biocidas.

Recente pesquisa, publicada em revista americana "Microbiology", sugere que essas substâncias, quando mal usadas, podem estar tornando algumas bactérias como o Staphylococcus aureus, mais resistentes a antibióticos.

Os biocidas são comumente usados na limpeza de hospitais, esterilização de equipamentos médicos, odontológicos, e na descontaminação da pele antes de procedimentos cirúrgicos.

Ocorre é que há uma norma de utilização e o uso inadequado, seja por emprego da técnica ou finalidade imprópria, faz com que, esses micróbios possam sobreviver, tornando-se desta forma mais resistente. As bactérias estariam produzindo proteínas, capazes de retirar substância tóxica das células, e assim tornando-se mais resistentes.

É a velha história da falta de informação. As pessoas não têm hábito de lerem os rótulos dos produtos, e saberem a forma exata de seu uso. Nenhuma substância deve ser usada, sem que se saiba exatamente qual é sua indicação. Essa orientação inclui também o hábito de automedicação.

Os pesquisadores expuseram o Staplylococcus aureus a baixas concentrações de biocidas, e notaram que houve produção de mutantes; essa é uma das inúmeras formas, que contribuem para as infecções hospitalares; os microorganismos estão cada vez mais resistentes aos antibióticos existentes.

Daí a necessidade de, sempre estar-se criando substâncias mais fortes, com maior eficácia, dirigidas para os novos tipos de microorganismos.