O Colégio Santista.

Para quem não é da cidade de Santos, cabe aqui uma apresentação.


Trata-se de um Colégio dos mais tradicionais, compare-o ao que você tem em sua região como sendo um lugar onde além de religioso, se educa, ensina e  forma cidadãos.


Isto posto vamos a algumas linhas de uma Mãe, cujo filho estudou nessa instituição educacional, santista de nascimento, educadora por vocação e emocionalmente ligada às coisas certas por convicção.


“O Colégio Santista jamais morrerá na história de Santos, sua identidade, inspirada nos ideais maristas se manterá. No jeito santista de ser, sabemos disso.


A cidade viveu nestes dias um alvoroço, em razão da “desapropriação” do Colégio Santista pela Prefeitura Municipal de Santos.


Os sentimentos manifestos são, em sua maioria, de espanto, tristeza, nostalgia e até indignação, mas com uma característica marcante, todos os seus ex-alunos e pessoas da comunidade se manifestaram pelo valor que a escola representou e representa em suas vidas, pelos ensinamentos ali recebidos. Coisa melhor não há!


No entanto, talvez caibam aqui algumas reflexões a nós santistas de nascimento e de coração. Será que ao longo desta história do Colégio Santista, tão auspiciosa, de que tanto nos orgulhamos iniciada em 1904 não percebemos nenhum sinal que pudesse nos alertar para a possibilidade do seu fechamento?


Vamos nos recordar de que em certo momento (1987) foi noticiada a passagem da direção da escola para a ABEC, Associação Brasileira de Educação e Cultura, sendo que na ocasião perdemos a presença dos irmãos maristas. O Colégio Santista iniciou então um processo de profunda alteração estrutural, com a saída dos irmãos maristas, a comunidade religiosa nele residente, foi transferida do local, e todas as suas dependências passaram a ser utilizadas para as atividades educacionais.


Vamos nos recordar também, que a escola esteve no noticiário, pouco tempo depois, em função de alterações na orientação pedagógica e que, na ocasião, se afirmava que tais orientações vinham ocorrendo para todas as escolas maristas.


Mais, embora o Colégio Santista tenha surgido com a denominação de Ginásio Sagrado Coração de Jesus, tenha passado a ser denominado de Ginásio Santista Municipal, até definitivamente chegar a Colégio Santista, por mais de 40 anos, a alteração promovida para Colégio Marista de Santos, jamais foi aceita pela cidade de Santos.


O sinal vermelho estava aceso e por mais que alguns se manifestassem contra o que vinha ocorrendo, poucos foram os ouvidos. Ainda que doloroso, sabemos que não seremos se não considerarmos a nossa história, sabemos que o futuro reconhece o nosso passado, e assim, talvez, tenha se iniciado o seu desmoronamento. Não podemos lamentar mais, se só agora percebemos.


Porém, o que chama muito a nossa atenção é que o fim de uma instituição já secular pode representar um novo tempo: mas qual será esse novo tempo? No passado, o Colégio Santista serviu e ainda serve como modelo de referência em educação na cidade, são 105 anos dedicados à formação de crianças e jovens da cidade e região.


O recurso público ali aplicado pela Prefeitura de Santos é muito bem aplicado, o Colégio Santista sempre foi um patrimônio de Santos e agora, de fato, pertence à municipalidade. Não corremos mais o risco de perdermos parte dessa história, o espaço privilegiado poderá abrigar equipamentos públicos para fins educacionais com atendimento para todas as faixas etárias, inclusive no período noturno e para todos os níveis de ensino.


O que temos que garantir, agora, é o mesmo compromisso, a mesma seriedade, a mesma competência e excelência no fazer educação, para que daqui a alguns anos não estejamos nos lamentando.


O Colégio Santista vive no coração de todos os santistas!”


Este relato é de uma mãe, minha mãe que lutou para estudar os filhos.


No entanto, agora como filho que estudou no Colégio Santista me posiciono.


Nesta minha condição fica claro meu sentimento em relação aos momentos vividos lá dentro. E não se trata de falarmos ou escrevermos coisas que sensibilizem outras pessoas principalmente agora com a mudança que houve, trata-se de algo que sempre esteve presente em meu coração, cravado na minha história como ser humano e cidadão santista que sou.


Foram tempos incríveis, tempo esse onde havia o respeito, a admiração, a cumplicidade, a ordem, o civismo, a moral, o estudo e as brincadeiras.


Tínhamos exemplos, bons exemplos!


Tive a oportunidade de estudar com a mesma turma, a famosa Oitava C até o final do Terceiro C, quando terminei o colegial. Éramos muito heterogêneos, formávamos uma massa compacta apesar das diferenças, e nos entendíamos muito bem. Notem ninguém tentava nos enquadrar em um esquema didático ou educacional, se havia algo nesse sentido passou-nos despercebido. Somos hoje, o que plantamos. Cada um achou seu espaço na sociedade e se olharmos para trás, cada um colheu o que plantou com raras exceções.


Agora como pai, vejo e sinto coisas que nem sabia em relação às entidades educacionais. Fico então na dúvida se meus pais passaram ou não por estas coisas ou se tudo isso é da forma que é, pois o mundo mudou.


Hoje temos, contratos para serem assinados, preços exorbitantes nas escolas “boas”, métodos de ensino defendidos com unhas e dentes. Toda a escola vem com um método atrás do nome, parece até o patrocinador da escola. Os boletos de pagamento sempre chegando com muita rapidez, enquanto as informações sobre qualquer outro assunto que não seja o pagamento de algo; este assunto está no site, vocês não viram?


São tempos modernos!


Sabe qual foi minha maior aflição ao colocar meu filho pela primeira vez numa escola, se o respeitariam em sua individualidade como ser, se entenderiam seus erros e acertos, se compreenderiam seus medos frente ao novo, se preservariam sua forma de agir e pensar.


Lá, no Colégio Santista, tive a oportunidade de espelhar-me em alguns mestres, e olha que eles eram também muito diferentes entre si. Tenho até hoje a memória das aulas. Parece brincadeira, mas ao fechar os olhos consigo colocar-me no mesmo lugar com a idade que tinha, inclusive, sentir aquele cheiro da torrefação de café que até hoje temos no centro da cidade. O som dos espaçosos corredores e pátios… Havia o vento que cortava todo o colégio… O tradicional recreio que pulsava nos esportes e nas conversas…


Tantas lembranças, me Deus!!!


Sabem por que estas lembranças são tão fortes, porque havia verdade naquilo que era feito. Nós realmente éramos alunos e tínhamos professores decididos a ensinar. Tínhamos através dos irmãos maristas, diga-se de passagem alguns davam medo de tão sérios, o pulso necessário para levar adiante as coisas. Eles amavam o que faziam e o que tinham em mãos, e nos amavam!


Diante dos fatos aqui relatados, lamento o ocorrido como outras perdas que já tive em minha vida. O que me serve de aprendizado e divido com você que lê este post, é que apesar da dor desta perda, posso afirmar que eu vivi tudo o que podia naquele colégio, não ficou nenhuma sensação de que algo faltou enquanto aluno. Tenho a sensação do dever cumprido, e considero isso muito importante, viver intensamente cada momento nosso para que ele fique marcado como único dentro de nós mesmos.


Ali, vivi intensamente 7 anos da minha vida e sempre serei aluno do Colégio Santista, título este que ninguém tirará de dentro de mim.


Saudações maristas a todos!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *