Erosão dentária I.

A erosão dentária é uma doença que leva a destruição do dente. Caracteriza-se pela perda do tecido duro do dente (esmalte, dentina e cemento). Tal destruição se dá pela ação de ácidos contidos em bebidas, alimentos e ou provenientes do próprio organismo. 

Os sinais clínicos nos dentes que servem de diagnóstico, além de uma anamnese criteriosa, são: 

1.> Perda do brilho e textura, com clara visualização de desgaste em toda sua estrutura;

2.> Alteração da cor, o dente fica mais amarelado, visto que com a diminuição da camada de esmalte a cor amarelada da dentina, tecido duro localizado abaixo do esmalte, se sobressai;

3.> Bordos incisais (pontas) dos dentes anteriores ficam mais finos e translúcidos;

4.> Surgem traços de fraturas e ou lascas de esmalte, devido à fragilidade do esmalte frente à ação ácida;

5.> Aparecem lesões nas áreas cervicais e oclusais dos dentes;

6.> A maioria dos pacientes tem sensibilidade dentinária, aquela famosa dor no colo do dente ao ingerir alimentos e ou líquidos gelados, quentes, açucarados ou condimentados.

A ingestão de bebidas com PH ácidos, comuns em refrigerantes, sucos cítricos, bebidas energéticas como os isotônicos, é a causa mais comum de erosão dentária. Um ponto importante, antes de entrar em pânico, e controlar o uso destes líquidos, pois, a frequencia com que são ingeridos, faz a diferença para desenvolver ou não a erosão dentária.

Portanto não há mal algum em usar estes produtos esporadicamente. O que não devemos fazer é, por exemplo, tomar vários copos de suco de alguma fruta ácida, por longos períodos. Podemos alternar as frutas. Ingerir estes líquidos com canudos também diminui o efeito da acidez.

Existem também doenças ligadas a refluxo, anorexia e bulimia, as quais trazem, dentre tantos outros problemas, a erosão dentária. Os ácidos gástricos são fortes para poderem digerir os alimentos e atacam o esmalte dentário.

Por essa razão, ao fazer o diagnóstico, é necessário a observação mais profunda do paciente. Normalmente, os pacientes com este tipo de patologia tem boca, garganta e glândulas salivares inchadas, lábios ressecados, e halitose.

A Erosão Dentária é uma doença considerada moderna, resultado das mudanças de hábitos no mundo atual. A melhor forma de prevenção, para quem usa com freqüência líquidos com acidez, é o bochecho com água, a fim de neutralizar o PH residual na boca, e uso de pastas de dentes que também ajudem na redução do PH. É importante também, ouvir as recomendações do Cirurgião Dentista quanto às orientações para a mudanças de hábitos e bochechos com flúor. Sem descuidar do acompanhamento clínico. Observação importante, não saia fazendo bochechos com flúor sem orientação profissional; o flúor em excesso acarretará outras desordens.

Os tratamentos restauradores das lesões podem variar de acordo com o grau de destruição de cada dente. Mas, é sempre importante num primeiro momento, o acompanhamento da mudança de hábitos do paciente e inspeção da evolução das lesões. Somente depois de concretizada a estabilidade da doença, podemos traçar o plano restaurador.

Uma importante orientação é nunca escove os dentes após ingestão de produtos ácidos. É nesta hora, que seu esmalte e dentina, estão “amolecidos” pela ação dos ácidos, consequentemente você irá desgastar ainda mais os dentes. Lembre-se sempre de neutralizar primeiro o PH da boca, mesmo que seja apenas com água natural, para depois de uns trinta minutos fazer a higiene bucal.

Espero ter esclarecido o tema, lembrando que, em relação ao uso de alimentos e bebidas ácidas, estas também podem ser saudáveis, porém o uso deve ser sempre regido pelo bom-senso.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *