Traumatismo Dental I.

O objetivo deste artigo é orientar a todos, como proceder nos casos de traumas na área da boca. Não entraremos nos critérios de como tratar os traumas, mas sim, de como atuar em relação aos primeiros procedimentos.

O trauma dental necessita de atendimento de urgência. São as ações iniciais que podem garantir o sucesso do tratamento, a curto ou longo prazo.

A incidência desses traumas é de até em 30% da população. É mais comum em jovens do sexo masculino, pois estão mais ligados a prática de esportes, exercícios e brincadeiras, além das questões sociais envolvendo violência. Os dentes mais acometidos são os incisivos centrais superiores, seguidos pelos incisivos laterais superiores e incisivos centrais inferiores.

É de fundamental importância a intervenção rápida do cirurgião dentista. Fica claro que, diante das complexidades que podem envolver os traumatismos, é necessário de imediato se ter certeza do estado geral do paciente, após isso o mesmo deve ser encaminhado para o profissional de odontologia.

As lesões pós trauma podem estender-se em todas as estruturas que envolvem o orgão dental, na cavidade bucal. Caso haja fratura de algum fragmento dentário ou mesmo do próprio dente por inteiro, este deve ser acondicionado em um recipiente limpo com leite, soro fisiológico ou saliva. A ordem deve ser esta, no caso de ficarmos pela última opção, podemos colocar o fragmento ou dente na boca, entre a bochecha e os dentes até entregá-lo para o profissional.

Caso tenha havido a avulsão do dentes (o dente saiu da gengiva), quando pegá-lo ficar atento para segurá-lo pela parte da coroa e não pela raiz.

É importante não mexermos no dente, não devemos limpá-lo. O tratamento deve ser executado por profissional qualificado. O paciente pode ser higienizado. Em caso de hemorragia, deve ser feita a hemostasia com compressão, através de gaze ou panos e aplicação de gelo. O paciente não deve alimentar-se até ir ao profissional para avaliar se o trauma afetou a estrutura óssea e ou periodontal. 

Lembrem-se, após os primeiros socorros, a vítima do trauma deve ser encaminhada o mais rápido possível para o cirurgião dentista, e os fragmentos ou o próprio dente, devem ser armazenados de forma correta.

Para os atletas e esportistas vai a recomendação do uso de protetores bucais, os quais variam de acordo com o esporte. O uso dos mesmos diminui sensivelmente as sequelas de traumas bucais. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *