Fluorose I.

Este artigo visa apenas alertar que o flúor é importante para a manutenção do controle de cárie num indivíduo mas, quando usado da forma certa. Sabemos que passamos diariamente por processos de desmineralização e remineralização dos dentes. Fato que se deve basicamente ao que comemos, bebemos, condição salivar e o que usamos em nossa higiene bucal diária.


 

Vemos em algumas crianças e adolescentes fenômeno chamado de fluorose, que se deve a um excesso de flúor no dia a dia.

 

A fluorose tem com característica clínica manchas brancas nos dentes, podendo variar até em casos mais graves com manchas de coloração amarelada, marrom até quase marrom escuras. Podemos ter alteração da lisura do esmalte com formação de “cavidades” ao longo da coroa dentária, fazendo com que o esmalte até se "destaque" do corpo do dente.


 

Depois de instalada a fluorose e dependendo do grau de agressão causado há pouco o que fazer. Normalmente os tratamentos para fluorose consistem apenas na remoção das manchas através de abrasivos e nos casos mais graves a restauração dos mesmos.


 

Lendo sobre artigos sobre flúor fora da odontologia dá para percebermos, sem histeria, que tem muita gente que condena o uso do flúor até mesmo na água que recebemos em casa. Não cabe aqui entrarmos no mérito mas para curiosidade coloco a disposiçãoeste artigo dentre vários que li para termos maior conhecimento de tão importante substância e de quanto tóxica ela pode ser.

 

O que vale acreditar sem temermos por conseqüências drásticas é que o uso diário de pasta dental com flúor, colutórios, fio dental e as visitas periódicas ao cirurgião dentista é que vão garantir de forma geral sua saúde bucal. 

 

Há um grupo de pesquisadores da USP de Bauru que buscam desenvolver novas formulações de creme dental que seriam eficazes para fortalecer o esmalte com menos menos chance de causarem fluorose. Estes cremes dentais teriam uma quantidade de flúor menor e um PH mais baixo, entendam menos ácido.


 

Como sempre o bom censo é que deve prevalecer. Não adianta você ingerir complexos vitamínicos se não tiver carência deles. Não adianta beber litros de água sem precisar. Não adianta se entupir de flúor para não ter cáries. O que vale são os bons hábitos, sem milagres, apenas os bons hábitos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *