Alimentos e saúde bucal.
Alguns alimentos servem de fonte energética e de matéria prima para bactérias que habitam usualmente nossa boca possam iniciar a doença cárie dentária. Estão no topo destes alimentos os açúcares e amidos, que em interação com a placa bacteriana, produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente. Desta forma, inicia-se o processo de desmineralização da estrutura do dente, podendo chegar à cárie dentária.
Nossos inimigos dentários estão presentes em quase tudo o que comemos e bebemos, assim, para evitarmos que nossa boca seja uma morada confortável para bactérias, sempre que ingerir açúcar ou outro componente potencialmente cariogênico, faça uma boa higiene bucal.
A higiene bucal é o melhor meio de prevenir problemas odontológicos. Nós cirurgiões dentistas podemos indicar a melhor escova, creme e fio dental para cada paciente.
Ter uma alimentação balanceada também faz bem para a saúde bucal. Nutrientes e minerais fortalecem os dentes e o tecido da gengiva.
Há uma necessidade de incluirmos grupos alimentares ricos em vitamina C e D, cálcio, magnésio, fósforo e flúor.
Seguem algumas dicas de grupos e componentes alimentares importantes. Um nutricionista poderá fazer parte desta crescente integração entre os profissionais da saúde.
1.>Fibrosos (verduras e frutas): ajudam a limpar os dentes e os tecidos gengivais.
2.>Leite e queijo: eleva o PH na boca, o que reduz a exposição dos dentes ao ácido. Como são ricos também em cálcio e fosfato, ajudam na remineralização dos dentes.
3.>Arroz e feijão: após o cozimento, retém uma boa quantidade de flúor na saliva, protegendo os dentes contra cárie.
4.>Alimentos mais duros, como maçã e cenoura: promovem a limpeza dos dentes durante a mastigação.
5.>Vitaminas, sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor também são importantes aliados para uma boca saudável.