Sangue

Banco de Sangue de Cordão Umbilical.

A partir desta quinta-feira, 24, todas as regiões do Brasil passam a ter uma unidade da Rede de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical (Rede BrasilCord). A região Norte recebe em Belém (PA) o nono de 13 bancos que estão sendo espalhados pelo País. A ampliação da rede tem o objetivo de aumentar as chances de realização de transplantes de medula óssea.

 

O crescimento de doadores e a iniciativa do BrasilCord promoveram uma reversão no setor. Se em 2000, apenas 10% dos transplantes eram realizados com doadores nacionais, hoje esse número passou para 64%. O total de inscritos no Registro nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) saltou de 12 mil para 1,6 milhão nesse período.

 

Leia o artigo na íntegra.

 

Fonte: Jornal “O Estado de São Paulo”.

 

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,banco-de-sangue-de-cordao-umbilical-chega-a-todas-as-regioes-do-pais,571548,0.htm

Compartilhar:

Doação de sangue e a vacina da H1N1

A Secretaria de Estado da Saúde está fazendo uma campanha para que os paulistas doem sangue antes de se vacinarem contra a gripe A (H1N1).

 

O objetivo é evitar que haja falta de sangue durante as etapas de vacinação contra gripe A (H1N1).

 

A medida é importante porque no período de 48 horas após a vacinação contra a gripe A, é recomendado que se evite doar sangue. Passado esse período, a doação pode ser feita sem restrições.

 

É importante ressaltar que as pessoas podem ser vacinadas logo depois de doar sangue.

 

Além disso, normalmente, os estoques dos bancos de sangue tendem a diminuir cerca de 30% em períodos de frio e durante campanhas de vacinação.

 

"É fundamental que a população seja vacinada. Mas não podemos descuidar em nenhum momento dos nossos estoques de sangue. Por isso esta campanha de doação. Assim faremos a prevenção à gripe sem que ocorra comprometimento dos estoques de sangue", afirma Frederico Carbone, médico da Hemorrede do Estado de São Paulo.

 

Leia o artigo na íntegra.

 

Fonte: Diário da Saúde.

 

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=doacao-sangue-vacina&id=5096&nl=nlds

Compartilhar: