Uma odontologia possível - Dr. Eduardo Tavares

Dentes anteriores fora de cor – trocar ou clarear?

Sempre que se fala em trocar ou executar uma coroa de um único dente anterior é um desafio. Os dentes anteriores funcionam bem, para função estética, quando manipulamos os pares.

É sempre mais fácil utilizarmos dois incisivos centrais, dois incisivos laterais ou os dois caninos. Mesmo que a cor, textura e forma fiquem um pouco diferentes dos dentes adjacentes, o fato de estarmos trabalhando no par, facilita as coisas.

O caso que mostro é de um paciente que não queria trocar a coroa metalo cerâmica do incisivo central superior direito. Na foto inicial é visível que a cor deste elemento protético está muito mais clara que os dentes remanescentes. Há também uma pequena alteração de forma e textura, mas realmente o que mais impressiona, principalmente em fotos digitais, é o fator cor.

Optamos em fazer um clareamento inicial em todos os dentes à laser, no consultório. Fizemos duas sessões, e mais uma terceira apenas no incisivo central superior esquerdo, ao lado da coroa metalo cerâmica. Completamos o clareamento com a forma caseira, em moldeiras já que a alteração de cor nos dentes naturais teria que ser de até quatro tons.

Definitivamente teríamos que clarear bastante!

Foto inicial:

Foto final:

Este caso reafirma minha ideia de que a odontologia pode sugerir diferentes formas de tratamento para um mesmo paciente.

Bookmark and Share

Posts Relacionados

Autor: Edu Tavares
Dê uma nota para esse post:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
    

Leave a Reply