Clareamento

É possível clarear os dentes com pasta de dente?

Não, não dá para você clarear os dentes como é feito em um consultório dentário.

Esqueçam o tema “reserva de mercado”; o que há é muita omissão de informação e tantas outras passadas de forma equivocada.

Até o momento, há duas substâncias capazes de clarear os dentes, são os peróxidos de hidrogênio e carbamida. Ambos estão disponíveis em diferentes concentrações, com diversas misturas e basicamente em cinco formas de aplicação. Podem ser usados em moldeiras, fitas e vernizes (clareamento caseiro), com luzes (led e laser em consultórios) e internamente para dentes com endodontia (canal tratado), também em consultórios.

A grande maioria das pastas contém abrasivos, substâncias destinadas a remover manchas. Por isso é que em um primeiro momento os dentes ficam mais claros. O que houve foi uma remoção dos pigmentos que “escurecem” os dentes.

Outro ponto que deve ser esclarecido e requer muita atenção para quem usa estas pastas é que por conta destes agentes abrasivos pode ocorrer aumento da sensibilidade dentinária, desgaste da região cervical dos dentes, assadura da comissura labial (canto da boca) e retração gengival. Todos estes sinais podem acontecer por conta dos abrasivos, concomitantemente ao uso excessivo da força e da quantidade de vezes que o paciente higieniza a boca.

E quanto aos colutórios (bochechos), eles clareiam os dentes? Alguns produtos para bochechar contém o peróxido de hidrogênio, porém a concentração é bastante baixa, justamente para poder ser usado diariamente e várias vezes ao dia. Estes produtos servem para tratar problemas gengivais e pouco ajudam a clarear os dentes.

Para ficar bem claro, o local adequado para remoção de manchas e clareamento dental é no cirurgião dentista.

Compartilhar:

Colgate Luminous White.

A Colgate lançou mais um conjunto de produtos para clareamento dentário. Trata-se do colutório e creme bucal Luminous White, que segundo o fabricante há o componente clareador na forma de peróxido de hidrogênio.

Há também componentes abrasivos no creme dental que removem manchas, deixam os dentes mais lisos e conseqüentemente mais limpos e sem manchas.

Lembre-se que cremes dentais que tenham como foco principal o efeito clareador e ou branqueador normalmente são mais abrasivos, o que pode gerar um desgaste maior nos dentes e tecidos moles do que cremes dentais comuns, com menos abrasivos.

Veja o material de venda do produto em : http://www.colgate.com/app/ColgateOralCare/Whitening/ColgateOpticWhite/US/EN/HomePage.cwsp .

E não se esqueça: https://www.edutavares.com.br/2011/05/quando-devo-trocar-a-escova-de-dente/.

Compartilhar:

Listerine Whitening pré-escovação.

A marca de colutório bucal Listerine recomenda o produto Whitening, com função clareadora, para ser usado antes da higiene bucal. 

Segundo o fabricante deve-se bochechar o volume da tampa por um minuto duas vezes ao dia. 

Estima-se que o efeito clareador aparecerá em seis semanas após o início do uso, e continuará agindo durante o uso do produto. 

O agente clareador presente é o mesmo peróxido de hidrogênio encontrado em alguns clareadores de uso profissional só que em concentração muito menor. Esta concentração é baixa por conta do uso caseiro, diário e sem acompanhamento profissional.

Compartilhar:

Como devo clarear meus dentes?

Esta é uma das várias perguntas, feitas pelos pacientes, antes de iniciar um tratamento para clarear os dentes. Normalmente eles já estão munidos de diferentes opiniões de amigos e parentes; cada um com sua experiência de sucesso ou não.

Essas experiências acabam tendo um peso bastante grande, na decisão do paciente, ao escolher o método para si.

Contudo, os pacientes deveriam atender as indicações do profissional. Foi-se o tempo em que a técnica de clarear os dentes, era igual para todos, como se fosse uma bula de instruções genéricas.

Hoje devemos elaborar individualmente, o tratamento de clareamento, para cada necessidade. Desta forma estaremos indicando o que há de melhor para cada paciente. Não apenas vendendo um produto. Pelo menos é assim que penso.

São diversas as formulações, marcas e técnicas de atuar dos peróxidos, responsáveis pelo clareamento dentário. É por conta dessa gama de produtos e da condição bucal individual, que traçamos o plano de tratamento mais adequado.

Se formos pesquisar, encontraremos peróxidos usados para clarear os dentes, citados como substâncias carcinogênicas, podendo favorecer a formação de tumores. Nem por isso, saiam dizendo, que clarear os dentes vai lhes causar um câncer. Não é isso. Mas há pacientes pertencentes a um grupo maior de risco. Este é um dos fatores que devemos nos ater, ao indicar ou não, o tratamento e sua forma uso.

Com a popularização desse tipo de tratamento, temos visto alguns exageros, alguns tipos de mercados liquidando preços, e ainda, pessoas exagerando por conta própria no uso dessas substâncias.

Há pacientes que, munidos de placas utilizadas em algum outro tratamento, passam a comprar de forma inadequada, os géis para clarear os dentes, por conta própria. Aqui há duas situações erradas, de quem vende e de quem compra.

BLANCOREXIA é o termo usado na Espanha para pacientes com obsessão por dentes brancos. Os efeitos nocivos para estes pacientes serão eternos, atenuados apenas, com controle no estrago já causado.

Solicite de seu dentista o melhor método para clarear seus dentes.

Compartilhar:

Close up White Now

O novo creme dental Close up White Now promete e cumpre o efeito clareador instantâneo. Porém seu efeito é temporário.

O efeito branqueador ótico se dá por conta da espuma azul, ou seja, é apenas uma maquiagem. O que há de concreto além deste efeito ótico, são os elementos abrasivos que branqueiam os dentes por conta da remoção das manchas.

Lembrem-se que toda e qualquer substância que prometa limpar mais a fundo, com o uso excessivo ou incorreto, poderá causar desgastes desnecessários.

Como opinião pessoal, o local correto para clarear e “limpar” os dentes, é no cirurgião dentista.

Anexo fotos de uma paciente que usou o produto em consulta.

Foto inicial:

Foto final:

Compartilhar: